Autoridades e especialistas participaram do painel “Descarbonização no setor de transportes” do Sudeste Export e expuseram iniciativas que vêm sendo planejadas (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sudeste Export
MPor está criando política pública sobre descarbonização
Documento deve facilitar acesso a linhas de crédito para adaptações, entre outras diretrizes
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) está criando uma política pública sobre descarbonização que, entre outras diretrizes, deve trazer mecanismos para que o setor consiga acesso a linhas de crédito melhores em projetos de sustentabilidade.
As informações foram repassadas por Larissa Amorim, diretora de Sustentabilidade da Secretaria-Executiva da pasta, durante sua participação no painel “Descarbonização no setor de transportes” do Fórum Sudeste Export.
Larissa destacou que o país está atrasado quando o assunto é descarbonização e que as empresas têm investido em iniciativas para descarbonizar as operações, como eletrificação de frotas, busca por matrizes energéticas mais sustentáveis, mas que essas ações são isoladas e o ideal é que elas estejam dentro de uma política pública do ministério.
“Essa é uma das minhas missões à frente da Diretoria de Sustentabilidade. Estamos criando essa política para estimular as boas práticas, mas é uma linha muito tênue entre estimular e não engessar ou onerar o setor. Há uma mudança de cultura global (no setor portuário) e cabe ao MPor ser tutor disso no Brasil, direcionar e tornar mais factível”, explicou Amorim.
Eduardo Nery, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) participou, por vídeo, do início do painel e destacou duas agendas prioritárias do órgão sobre o tema. A primeira é o “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e aplicações do Hidrogênio nos Portos”, que está sendo feito em parceria com o MPor e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), empresa alemã especializada em projetos de cooperação técnica e de desenvolvimento sustentável em escala mundial
O objetivo é verificar como as infraestruturas portuárias brasileiras estão se preparando para o recebimento de embarcações com combustível verde, produção de energia eólica, eletrificação de equipamentos portuários e sistemas Onshore Power Supply (OPS).
Com esse diagnóstico será possível estabelecer orientações e diretrizes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por navios em portos e viabilizar a descarbonização da infraestrutura portuária e dos serviços prestados. A primeira etapa deste estudo foi entregue em junho.
A segunda agenda destacada por Nery é o inventário de emissão de carbono do setor aquaviário brasileiro, que deve ter a primeira etapa concluída até o fim deste ano. A proposta inclui um levantamento detalhado das emissões de todos os portos do país e deve seguir o modelo do levantamento estatístico de movimentação de cargas mensal da Agência.
Participaram ainda do painel Danilo Veras, Head de Public Affairs da Maersk para a América Latina, e Anderson Abreu, gerente Geral de Relacionamento Institucional e Governamental da VLI. A moderação foi feita por Núria Bianco, jornalista e apresentadora da Rede BE News de Comunicação.
O Sudeste Export é uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.