Karina Martins ressaltou a importância das cadeias logísticas integradas e a previsibilidade logística como ferramentas para otimizar o setor e aumentar sua competitividade global (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Inova Export
Inovações tecnológicas prometem revolucionar o setor portuário
Automação, blockchain e energias renováveis são destaque em palestra de diretora-executiva do HUB Brasil Export
A diretora-executiva do HUB Brasil Export, Karina Martins, destacou as inovações que prometem transformar o setor portuário nos próximos anos, com foco em automação, robótica e energias renováveis aplicadas à logística. Ela falou sobre o assunto durante palestra do Inova Export, evento que faz parte da programação do Sudeste Export, realizado em São Paulo.
Entre as novidades apresentadas, a diretora ressaltou a importância das cadeias logísticas integradas e a previsibilidade logística como ferramentas para otimizar o setor e aumentar sua competitividade global. “Além disso, há o potencial do uso do blockchain no comércio exterior, especialmente para garantir maior transparência e segurança nas operações”.
A automação e a robótica têm o potencial de otimizar tarefas repetitivas, como a movimentação de contêineres, reduzindo o tempo de operação e minimizando erros humanos. Terminais portuários que adotam essas tecnologias já conseguem realizar operações com maior precisão e menor custo.
O blockchain, por sua vez, está sendo adotado para garantir a transparência e segurança nas transações comerciais. No comércio exterior, onde documentos e informações passam por múltiplas partes interessadas, essa tecnologia pode facilitar o rastreamento e a verificação de dados em tempo real, reduzindo fraudes e agilizando processos burocráticos.
Karina também detalhou as iniciativas do HUB Brasil Export, que busca conectar diversos agentes do setor, desde empresas e startups até o Governo. “O objetivo é criar uma plataforma virtual que facilite o intercâmbio de soluções inovadoras, além de oferecer cursos e programas de mentoria”, explicou.
Outro destaque apresentado por ela foi o sandbox regulatório, um ambiente controlado para o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias para o mercado.
Ela mencionou ainda o Port Community System (PCS), que será uma ferramenta fundamental para a implementação de tecnologias avançadas no setor portuário. “O PCS vai permitir que o porto funcione de maneira mais eficiente, com melhor coordenação entre os diferentes atores da cadeia logística”, destacou Karina.
O Sudeste Export é uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.