Autoridades e especialistas participaram do painel técnico do Sudeste Export que colocou em pauta os desafios para melhorias dos acessos terrestres aos portos da região (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sudeste Export
Porto de Santos vive expectativa por melhorias nos acessos terrestres
Nova Imigrantes e construção de dois viadutos na margem direita são esperados para os próximos anos
Um dos principais gargalos referentes à logística do Porto de Santos se diz respeito aos acessos, principalmente os terrestres, uma vez que 60% da matriz de transporte do maior complexo do país é do modal rodoviário. Durante um dos painéis técnicos do Sudeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, o complexo santista vive expectativas por obras de infraestrutura que visam a melhoria da mobilidade na chegada e saída de cargas.
Conforme já anunciado, a concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), foi autorizada a iniciar os estudos referentes à terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. O novo viário será focado para o tráfego de caminhões que vão até o Porto de Santos.
Até o presente momento, os veículos de carga só possuem uma única alternativa de conexão entre São Paulo e a região da Baixada Santista, a Via Anchieta, inaugurada na década de 1940.
Segundo Rui Klein, presidente de Concessões da EcoRodovias, conforme o cronograma, a expectativa é que o projeto executivo referente à nova pista fique pronto no primeiro semestre de 2026, a depender do licenciamento ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Estão mobilizados nosso acionista controlador, na Itália, toda nossa estrutura em São Paulo, para trazer à mesa o que tiver de melhor na engenharia. Será uma das pistas mais modernas do Brasil e vai servir com vocação ao Porto (de Santos). Obviamente tem outros complementos, vai ser usada em operações especiais, ajudar principalmente nos feriados. Essa pista nasce para atender o porto, mas vai ajudar no balanceamento do sistema de uma forma muito importante”, disse o executivo.
Embora ainda não haja um cronograma definido quanto à entrega, que será conhecido uma vez que o projeto executivo seja finalizado, o executivo do Grupo Eco estima que a nova pista deverá ficar pronta entre 2030 a 2031.
“Nosso cronograma está perseguido para que esse prazo seja atingido. O Porto de Santos quer o quanto antes essa nova estrutura já em operação. Estamos falando de dois anos para o projeto e licenciamento ambiental, é uma mobilização grande de todos os envolvidos. O alvo é para quatro, cinco anos de obra, a grosso modo de 2030 para 2031 a possibilidade de inauguração. É um cenário desafiador, mas factível”, pontuou Klein.
Rui afirmou ainda que a concessionária está consultando com fabricantes de caminhões a fim de conhecer as melhores tecnologias visando sistema de freios, uma vez que a inclinação da serra e a implantação de rampas adequadas serão fundamentais para a passagem de caminhões pelo novo viário.
Novos viadutos
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou no mês passado uma parceria com o Governo do Estado para a construção de dois viadutos na margem direita do complexo marítimo. O primeiro deles serviria como um acesso à entrada e saída de caminhões no bairro da Alemoa, enquanto que o segundo está projetado para atender aos terminais da região do bairro Saboó, fazendo conexão direta da Avenida Perimetral com a Via Anchieta.
Os valores a serem investidos são a créditos que pertencem à Autoridade Portuária junto à gestora da linha férrea do Porto de Santos, a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). O crédito da APS é destinado para obrigações escolhidas pela própria administração portuária, que priorizou a construção dos viadutos.
“Antes de falarmos em aumento de capacidade de movimentação de cargas ou então ter novos terminais na margem direita, é preciso que o Porto resolva a questão dos acessos da margem direita”, comentou o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Participaram do painel o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, e o Subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Eduardo Benevides. A moderação foi do jornalista Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News.
O Sudeste Export 2024 foi uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.