sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O cenário mostra crescimento nos setores industrial e de serviços. Destaque para a Paraíba, que deverá crescer 6,8%, a maior taxa entre todos os estados brasileiros. Foto: Sudene/Divulgação

Região Nordeste

PIB do Nordeste deve crescer acima da média brasileira em 2024, diz projeção

Atualizado em: 18 de setembro de 2024 às 16:30
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Quatro estados da região devem puxar o crescimento do produto interno bruto nordestino

O PIB do Nordeste deverá crescer 3,4% em 2024, avanço maior do que a média nacional, que é de 3%, segundo projeção do Banco do Brasil. O cenário mostra crescimento nos setores industrial e de serviços. Destaque para a Paraíba, que deverá crescer 6,8%, a maior taxa entre todos os estados brasileiros.

Rio Grande do Norte (4,4%), Ceará (4,2%), Maranhão (4,1%) e Piauí (3,2%) apresentam estimativas para crescimento acima da média nacional. “Esse resultado positivo é um reflexo das políticas públicas e dos investimentos que estão em andamento na Região, como o Novo PAC. Há uma série de oportunidades no Nordeste que poderão promover a redução das desigualdades e um crescimento sustentável da nossa economia”, afirma o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Pernambuco (2,8%), Sergipe (2,6%), Bahia (2,5%) e Alagoas (1,8%) também devem registrar dado positivo, porém, abaixo da média nacional.

O resultado positivo da região está ligado ao crescimento do PIB Industrial, que deve ser de 5%, acompanhando o avanço do Brasil no setor, mas acima da média nacional. O anúncio da Nova Indústria Brasil (NIB) desperta uma maior perspectiva de avanço no longo prazo, com aumento de recursos públicos, mapeamento de cadeias produtivas e estabelecimento de metas de médio e longo prazo para cada uma das etapas do programa, explica Cabral.

O destaque é o Rio Grande do Norte, com previsão de crescimento de 10,1% neste setor. Ceará (6,5%), Paraíba (5,6%), Pernambuco (5,3%), Piauí (5,2%) também estão entre os estados com previsão de crescimento superior à regional, ao passo que a Bahia apresenta a mesma previsão da região (5%).

No setor de serviços, o PIB do Nordeste também crescerá acima da projeção para o país. O Brasil avançará 3,3% e a Região, 3,8%, segundo a projeção. No primeiro semestre, os indicadores econômicos evidenciaram a robustez do setor de serviços.

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços prestados no país cresceu 1,7% em junho de 2024, superando as previsões do mercado, que estimava um aumento de 0,9% para o mês, segundo dados da Bloomberg. Esse bom desempenho do segmento está associado, entre outros aspectos, ao mercado de trabalho mais aquecido nas regiões.

Compartilhe:
TAGS