sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Consórcio Estratégica – Prosul, composto pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda e Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda. foi o vencedor. A contratação tem valor de R$ 15,2 milhões. Foto: Divulgação/TSLA

Região Nordeste

Consórcio Estratégica fará projeto da Transnordestina até Suape

19 de setembro de 2024 às 16:23
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Trecho tinha sido excluído da proposta em 2022, mas governo atual retomou projeto 

Foi publicado nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial da União, o extrato do edital de contratação para o projeto básico de implementação da ferrovia Transnordestina no trecho compreendido entre Salgueiro/PE e Porto de Suape/PE, que tinha sido excluído da proposta em dezembro de 2022.

O Consórcio Estratégica – Prosul, composto pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda e Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda. foi o vencedor. A contratação tem valor de R$ 15,2 milhões.

O contrato também contempla serviços de revisão de estudos e traçados para o projeto de engenharia com vista à execução das obras. A expectativa é de que o trecho comece a ser construído no início de 2025.

O trecho completo entre o Porto de Suape, em Recife, e a cidade de Salgueiro, no interior do estado, conta com 520 quilômetros de extensão. O trecho greenfield, com obras ainda não iniciadas, possui cerca de 250 km de extensão.

Aceleração

Na última terça-feira (17), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, manifestou a vontade de acelerar a extensão da Transnordestina até Pecém.

“A ferrovia tem importância estratégica para escoar a produção e, também, no abastecimento do Nordeste. É uma obra muito importante para o desenvolvimento da região, que é prioridade do presidente Lula”, afirmou o ministro Waldez durante a reunião.

A obra está inserida na nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo Pac), e promete promover integração regional e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste. Além disso, será uma ferrovia estratégica para o transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério, principalmente para a exportação.

Compartilhe:
TAGS