As melhorias inauguradas no Porto Organizado do Espírito Santo foram executadas ao longo de 24 meses. O investimento total nas intervenções foi de R$ 180 milhões (Foto: Gabriel Lordello/Vports)
Região Sudeste
Portos capixabas recebem R$ 26 milhões para dragagem e expansão
Projeto busca aumentar capacidade operacional e atrair navios de maior porte, com conclusão prevista até 2025
A Vports, concessionária que administra os portos de Vitória e Barra do Riacho, informou que realizará um investimento de R$ 26 milhões para a execução de serviços de dragagem nos complexos. O anúncio foi feito na segunda-feira (23), durante a inauguração de melhorias no Porto Organizado do Espírito Santo, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando a impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil, dentro de um projeto sólido, de crescimento e desenvolvimento compartilhado”, afirmou Gustavo Serrão, presidente da Vports.
O investimento tem como objetivo a manutenção da profundidade do canal, assegurando os calados operacionais para o recebimento de navios de maior porte. Para o Porto de Vitória, está programada uma dragagem de 280 mil metros cúbicos, enquanto em Barra do Riacho, o volume estimado é de 350 mil metros cúbicos. As obras estão agendadas para ocorrer entre outubro deste ano e fevereiro de 2025.
As melhorias inauguradas no Porto Organizado do Espírito Santo foram executadas ao longo de 24 meses e incluem a reforma estrutural dos berços de atracação 206, voltado para a movimentação de combustíveis, e 905, com foco na segurança de trabalhadores e embarcações. Também foram reformados os armazéns graneleiros do Terminal de Cereais de Capuaba, que incluem intervenções nos silos com capacidade total para 80 mil toneladas de produtos, como trigo e malte. O investimento total nas intervenções foi de R$ 180 milhões, previsto no contrato de concessão da Vports.
“São projetos importantes dentro do propósito de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária. Temos uma vantagem competitiva em função da localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais”, disse Serrão.
O ministro Costa Filho mencionou que os aportes em infraestrutura são essenciais para o desenvolvimento do setor portuário no estado. Ele citou um crescimento de 15% na movimentação de cargas no primeiro semestre, ressaltando que os recursos investidos podem melhorar a capacidade dos portos do Espírito Santo.
“Seja por meio de recursos públicos ou privados, o estado continuará prosperando por diferentes motivos”, declarou o ministro.
Combate a incêndios
Com a finalidade de aumentar a segurança das operações, o complexo portuário recebeu um novo sistema de combate a incêndios, em conformidade com as normas internacionais. A revitalização da estrutura ferroviária que atravessa o porto também foi realizada, permitindo o aumento da movimentação de carga por meio do modal.
A expectativa é que a nova estrutura, conectada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), seja utilizada principalmente para o transporte de fertilizantes e farelo de soja, proporcionando maior eficiência e agilidade.
A previsão do Governo é que as melhorias no complexo portuário do Espírito Santo impulsionem a produção de petróleo, gás e a exportação de produtos siderúrgicos e minérios. Além disso, as intervenções visam fortalecer a competitividade do mercado capixaba e criar novas oportunidades de negócios, especialmente no setor de granéis agrícolas.