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#JornalismoImporta: Primeiro, escolha a verdade

Por Kathy English
Presidente da Canadian Journalism Foundation (Fundação do Jornalismo Canadense)

O jornalismo tem sido, antes de tudo, um chamado para buscar e relatar a verdade. 

“A verdade deve ser seu ídolo, sua primeira e última consideração sempre”, declarou um artigo de 1853 intitulado Truth in Journalism (Verdade no Jornalismo), publicado na Scientific American Magazine. 

“Busque a verdade e relate-a”, afirma a primeira ética do Código de Ética da Society of Professional Journalists, redigido pela primeira vez em 1926.

“A primeira obrigação do Jornalismo é com a verdade”, ecoa o Princípio 1 de The Elements of Journalism (Os Elementos do Jornalismo), o trabalho clássico de 2001 que fala sobre as responsabilidades essenciais dos jornalistas.

Este ano, no Dia Mundial do Jornalismo, uma iniciativa global para chamar a atenção do público para o papel que os jornalistas desempenham no fornecimento de notícias e informações confiáveis ​​que servem aos cidadãos e à democracia, nos reunimos em todo o mundo para “Escolher a Verdade”.

O Dia Mundial do Jornalismo é organizado pela Canadian Journalism Foundation (CJF), o World Editors Forum e o Projeto Kontinuum do Daily Maverick, sediado na África do Sul. A iniciativa anual de setembro foi lançada pela CJF em 2018 para melhorar o relacionamento entre a indústria de notícias e seu público.

Desde o início, o objetivo era criar uma maior compreensão pública sobre por que o jornalismo de qualidade é importante — especialmente em um mundo poluído por desinformação.

O tema do Dia Mundial do Jornalismo deste ano, “Escolha a Verdade”, é a primeira campanha global do Projeto Kontinuum, que foi criada pelo fundador e editor-chefe do Daily Maverick, Branko Brkic, para reafirmar o papel crítico do Jornalismo em todo o mundo.

Esta mensagem não poderia ser mais crítica ou mais oportuna.

“Em um mundo em que testemunhamos cada vez mais a ficção se tornar fato e a desinformação se tornar popular, escolher a verdade talvez nunca tenha sido tão importante — ou tão difícil”.

Para o público, isso significa a necessidade de distinguir entre notícias reais e rumores e falsidades disfarçadas de fatos, um desafio cada vez mais difícil nesta era de conteúdo digital gerado por IA e “maus atores” com a intenção de semear a discórdia pública com desinformação maliciosa. Para os jornalistas, significa redobrar nosso princípio fundamental de servir ao público com a verdade fundamentada em fatos completamente verificados.

Escolher a verdade requer que a confiança seja a base do relacionamento entre o público e os jornalistas que buscam servir ao bem público. Mas, como nos diz o Relatório de Notícias Digitais de 2024 do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo da Universidade de Oxford: “… em todo o mundo, a maioria do público não confia na maioria das notícias na maioria das vezes.”

O que significa a obrigação do Jornalismo de buscar a verdade e relatá-la? Isso demanda um firme compromisso de ser confiável. Significa ser preciso e justo, dedicado a um processo transparente de verificação dos fatos que formam a base da verdade. Significa dizer ao nosso público o que sabemos e como sabemos – ser claro sobre nossas fontes de informação. Significa entender que, em qualquer dia, os fatos que encontramos podem muito bem ser “a melhor versão disponível da verdade”, não a história toda e, portanto, devemos sempre atualizar escrupulosamente os fatos à medida que aprendemos mais e corrigir nossos erros quando erramos.

“Uma verdade atemporal: os fatos são complexos e a verdade nem sempre é evidente. O jornalismo não é infalível”.
Em um mundo polarizado, muitos não conseguem concordar nem mesmo sobre o que é um fato e argumentam que a verdade está morta. Isso torna ainda mais crítico para jornalistas responsáveis ​​e o público entender o que constitui informações confiáveis ​​e baseadas em evidências. Não é simplesmente uma questão de entregar e consumir as notícias; é sobre capacitar as pessoas com os fatos de que precisam para navegar em seu mundo.

Como Rasmus Kleis Nielsen, diretor cessante do Reuters Institute, escreveu em 2018, “tanto para jornalistas quanto para o público, a aspiração jornalística básica de encontrar a verdade e relatá-la é de importância duradoura, assim como todas as maneiras pelas quais o Jornalismo pode capacitar as pessoas, ajudando-as a se manterem informadas, orientadas e engajadas com o mundo ao seu redor.”

A verdade é que o jornalismo de qualidade a serviço do interesse público importa. Os fatos importam, a verdade importa.

Neste Dia Mundial do Jornalismo, todos nós — jornalistas e cidadãos — devemos escolher a verdade.

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