sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O presidente da PortosRio, Francisco Martins, disse durante o painel que estão previstos importantes investimentos para o modal ferroviário nos portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Sudeste Export

PortosRio aposta em acessos e expansão para aumentar competitividade

25 de setembro de 2024 às 8:13
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Investimentos em ferrovias, automatização de gates e projeto de península integram os planos da Autoridade Portuária

Investimentos no modal ferroviário, melhoria nos acessos terrestres e projeto de extensão, estes são algumas das iniciativas previstas para os portos do Rio de Janeiro, conforme revelado pelo diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, durante sua participação em um dos painéis técnicos na programação do Sudeste Export, fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, que ocorreu em São Paulo.

O presidente da Autoridade Portuária dos complexos do estado fluminense classificou a posição estratégica de ampla competitividade dos portos devido à conexão com a linha ferroviária, enaltecendo a multimodalidade da chegada e saída das cargas.

Segundo Martins, estão previstos importantes investimentos para o modal ferroviário nos portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí.

“A MRS está com um investimento em que eles tem obrigação de investir R$ 30 milhões no Porto do Rio de Janeiro, mas já houve anúncios e, em off, falam que haverá mais de R$ 120 milhões em novos ramais e peras ferroviárias. O terminal ITG 02, que iremos leiloar, vai trazer, também, uma nova pera ferroviária”, revelou.

Já nos acessos rodoviários, Martins mencionou o gargalo enfrentado na Avenida Brasil, a BR-101, que dá acesso ao Porto do Rio de Janeiro. Além disso, o presidente da PortosRio comentou sobre o projeto de automatização dos gates de acessos, que serão controlados via digital.

“A gente pretende que os demais portões de acessos tenham o mesmo sistema, e a Guarda Portuária passe a fazer a vigilância, e os acessos ao porto passam a ser controlados via digital”, explicou.

Um dos principais desafios de todas as Autoridades Portuárias diz respeito a projetos visando a expansão das atividades e das operações de movimentações de cargas de seus respectivos portos.

Francisco Martins explicou que, com a previsão de leilão de futuras áreas do Porto do Rio de Janeiro, irá diminuir áreas de retroárea. No entanto, para solucionar esse gargalo, existe um projeto em parceria com a Fundação Getúlio Vargas que permitirá o avanço do complexo portuário.

“A gente pensa em um conceito, que não é de hoje, mas que nunca foi levado a sério, e será aprofundado no ano que vem, do chamado Porto Península, na altura da Ilha da Pompeba, construir um avanço do porto. Com essa península integrada ao Porto do Rio, a gente vai quintuplicar a retroárea e duplicar a extensão de cais. Com um olhar de porto urbano, não se tem para onde crescer, mas com um olhar diferente, com foco nos estudos, a gente vai mostrar o potencial. Então, é um porto em expansão”, disse.

O diretor-presidente afirmou que a futura área pertencente à Autoridade Portuária dentro já contaria com importantes acessos rodoferroviários.

Unesco

Anunciada há algumas semanas, a PortosRio fechou um acordo de cooperação com a Unesco voltado para ações envolvendo mudanças climáticas.

De acordo com o presidente da Autoridade Porutária, a partir do acordo, será possível mensurar as emissões do escopo 3, categoria de emissões de gases de efeito estufa oriundas das operações portuárias, junto a uma parceria com uma empresa de Portugal que faz o mapeamento das emissões de embarcações que entram na poligonal do porto.

Participaram do painel o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Eduardo Benevides; o presidente de Concessões da EcoRodovias, Rui Klein; e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. A mediação foi do jornalista Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News.

O Sudeste Export 2024 foi uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS PortosRio Sudeste Export