A VLI e a distribuidora de combustíveis ALE, firmaram uma parceria para a compensação de CO² de todo o transporte de combustíveis da companhia realizado nas ferrovias operadas pela companhia através de créditos de carbono - quando uma empresa investe os valores referentes aos gastos de suas emissões em projetos que reduzem as emissões do gás que polui o meio ambiente. Foto: Divulgação
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VLI fecha parceria para compensação de carbono no transporte de combustíveis
Empresa quer reduzir em 15% suas emissões até 2030
A VLI e a distribuidora de combustíveis ALE, firmaram uma parceria para a compensação de CO² de todo o transporte de combustíveis da companhia realizado nas ferrovias operadas pela companhia através de créditos de carbono – quando uma empresa investe os valores referentes aos gastos de suas emissões em projetos que reduzem as emissões do gás que polui o meio ambiente. A estimativa é que, em 2024, haja a compensação referente ao transporte de 15 milhões de litros de combustíveis, o equivalente a mais de 90 toneladas de emissões.
Em 2023, a VLI realizou a primeira operação no mercado de créditos de carbono por meio da compensação das emissões de gases de efeito estufa de uma operação de transporte de 751 mil litros de gasolina e diesel, entre São Luís (MA) e Porto Nacional (TO), da ALE.
“A VLI tem uma política clara de inovação e criação de modelos disruptivos de negócio, que inclui soluções em parceria com nossos clientes. Esta nova etapa da parceria com a ALE é um grande exemplo disso e nos permitirá avançar na construção de uma movimentação de carga ainda mais sustentável, maximizando, assim, o potencial do modal ferroviário, que é referência em baixas emissões de poluentes na atmosfera, em comparação com outros modais de carga”, afirma a diretora-executiva Comercial da VLI, Carolina Hernandez.
Na avaliação do gerente executivo de Logística da ALE, Elmer Vinhote, a parceria com a VLI tem sido muito positiva por proporcionar maior eficiência operacional e contribuir para a redução das emissões de carbono. “Além disso, está em linha com nossa política de sustentabilidade, que inclui a criação dos combustíveis de transição energética Energy, com redução da emissão de poluentes e maior eficiência energética”, afirma.
Segundo ele, a área de logística da ALE tem buscado investir em tecnologia para aperfeiçoamento da malha logística e a consequente otimização de custos, além de parcerias que estão alinhadas com o plano de crescimento da companhia.
O programa
A parceria se deu por meio do projeto SemC. Sua principal premissa é a compensação das emissões de gases de efeito estufa através da utilização de créditos de carbono vinculados a cada transporte, permitindo que as empresas que procuram compensar suas emissões de carbono relacionadas ao transporte ferroviário possam fazê-lo diretamente pela VLI.
A VLI tem compromisso público de promover a redução de 15% na emissão de CO2 em suas operações até 2030. Atualmente, nos corredores logísticos de maior movimentação de carga na VLI, quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma. A estimativa de economia de combustível por meio do uso do sistema é de 7% nos Corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no Corredor Norte.
Outro exemplo é o Fuelytics, ferramenta que viabiliza a redução do consumo de diesel a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática. Desde que foi implantado, o Fuelytics gerou a economia de mais de 3 milhões de litros de combustível, promovendo uma redução na emissão de gases na atmosfera equivalente a cerca de 7 mil toneladas de CO².