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Hoje, ir de trem de Lisboa para Madri implica, em pelo menos, três transbordos e nove horas de viagem (crédito: Pixabay)

Portugal

Portugal e Espanha vão debater ligações ferroviárias

27 de agosto de 2022 às 7:50
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Serão discutidos a retomada da circulação do comboio noturno Lisboa-Madri e o cenário ferroviário para a próxima década 

Os titulares das pastas dos transportes dos governos de Portugal e Espanha irão se reunir em setembro para negociar ligações ferroviárias entre os dois países. O encontro juntará Pedro Nuno Santos, ministro lusitano, e Raquel Sánchez, que está à frente da pasta no país vizinho para discutir a retomada da circulação do comboio noturno Lusitânia (Lisboa-Madri), que foi interrompida em 2020 por força da pandemia e segue paralisada, além de debater ligações de alta velocidade entre os dois países para a próxima década.

A pasta que gere a infraestrutura portuguesa garante que já estão em andamento estudos com vários modelos de negócio para encontrar soluções que apresentem boas condições de sustentabilidade para a retomada dos serviços entre Lisboa e Madri, mas não adiantou prazos.

Atualmente, Portugal e Espanha são os únicos países vizinhos da União Europeia sem ligação ferroviária entre as suas capitais, apesar do elevado fluxo de transporte de passageiros e mercadorias. Hoje, ir de trem de Lisboa para Madri implica em pelo menos três transbordos e nove horas de viagem.

Porém, os dois países precisarão encontrar um consenso porque a Espanha quer manter a prioridade a uma linha de alta velocidade entre Madri e Lisboa, enquanto Portugal quer reforçar uma conexão entre Porto e a cidade espanhola de Vigo.

Nuno defende trens de alta velocidade ligando Lisboa, Porto e Vigo. Aliás, esta é a proposta do ministro para o Plano Nacional de Investimentos 2030, obra orçada em 5,4 bilhões de euros (R$ 27,2 bilhões). Para a Espanha, uma ligação de alta velocidade a partir de Vigo não seria uma prioridade, mesmo que o órgão Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (Adif) lusitano já tenha previsto 35 milhões de euros (R$ 176,6 milhões) para a ligação à rede portuguesa a partir dessa região.

Portugal e Espanha também divergem em relação a uma possível conexão principal entre Lisboa e Madrid feita por Badajoz. A previsão é que do lado espanhol exista, no futuro, uma ligação de alta velocidade de Madri à região da Estremadura (Espanha), num investimento de 1,2 bilhão de euros (R$ 6 bilhões), que está sendo feita por fases. A primeira etapa, que incluiu 150 quilômetros entre Plasencia e Badajoz, já foi inaugurada.

No entanto, do lado português, apenas está prevista uma linha de alta velocidade entre Évora e Caia, sendo que essa ligação foi pensada para o transporte de mercadorias do Porto de Sines. Talvez essa ferrovia possa realizar também o tráfego de passageiros no final de 2023, o que possibilitaria uma ligação mais rápida entre Lisboa e Madri.

Conexões ferroviárias entre os dois países por Salamanca, bem como as linhas entre Aveiro e Mangualde ou a ligação Faro-Huelva também deverão ser analisadas na reunião.

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