O Tergran deve concluir a montagem de um descarregador de navios (sugador), equipamento importado da Bélgica, que aumentará a produtividade da movimentação. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Porto de Fortaleza vai dobrar capacidade de descarregamento de trigo
Cais cearense importou novos equipamentos da Bélgica e vai movimentar 1.200 toneladas por hora
O Porto de Fortaleza (CE), que é um dos que mais movimenta trigo no país, vai dobrar a capacidade de descarregamento do produto até o fim do mês. Isso porque o Tergran, empresa instalada no porto e formada por três gigantes do setor (M. Dias Branco, J. Macêdo e Grande Moinho Cearense), deve concluir a montagem de um descarregador de navios (sugador), equipamento importado da Bélgica, que aumentará a produtividade da movimentação.
De acordo com as projeções do Tergran, a capacidade nominal de descarregamento – que atualmente é de até 600 toneladas/hora – vai passar para até 1200 toneladas/hora.
“A aquisição desse equipamento vai nos trazer resultados ainda mais expressivos. O que mostra a vocação do Porto de Fortaleza para o crescimento do trigo, um segmento imprescindível para a economia do nosso Estado. Portanto, estamos muito otimistas com essa nova etapa”, disse o diretor-geral da Tergran, Vanildo Muniz.
O Porto de Fortaleza é um dos maiores polos trigueiros do país, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). De acordo com a Tergran, as três empresas beneficiaram, juntas, mais de um 1 milhão de toneladas de grãos de trigo, no ano passado.
Movimentação
O Porto de Fortaleza movimentou 1.031.138 toneladas de trigo, no ano passado, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), superando todos os outros portos brasileiros, em desembarque do produto, pelo segundo ano consecutivo.
Em segundo lugar ficou o Porto de Santos (SP), com 897 mil toneladas, e o terceiro o Porto de Suape (PE), com 500 mil toneladas. Foi o segundo ano consecutivo que o cais cearense liderou as movimentações.
“É um número muito significativo, (situado) em um patamar consistente. Isso consolida o Porto de Fortaleza na posição de líder do segmento, pelo fato de ter superado os principais portos brasileiros (aí incluído o de Santos, o maior da América Latina), por dois anos consecutivos – nos últimos quatro anos, o Mucuripe liderou três vezes o ranking nacional”, comemorou o diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, na divulgação dos números.