Planta será instalada em área já reservada no terminal para o hub de hidrogênio e derivados (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Porto do Açu firma acordo com multinacional para produção de e-metanol
Parceria foi anunciada com a HIF Global, que terá seu primeiro projeto em território brasileiro
O Porto do Açu, terminal privado localizado em São João da Barra (RJ), firmou um contrato de reserva de área com a HIF Global, multinacional do segmento de e-combustíveis, para o desenvolvimento de uma instalação de e-metanol dentro do hub pré-licenciado de hidrogênio e derivados do complexo portuário. Segundo a empresa, o objetivo é desenvolver uma planta de produção de até 800 mil toneladas anuais de e-metanol.
A partir do contrato, o projeto de e-metanol, um combustível limpo e inovador, será viabilizado por meio da combinação de hidrogênio gerado a partir de fontes renováveis com CO2 reciclado.
Este representa o primeiro projeto da multinacional em território brasileiro.
“Operamos a primeira planta de e-combustíveis do mundo há mais de um ano no sul do Chile, provando que os e-combustíveis são uma solução real e concreta para combater as mudanças climáticas agora. O Porto do Açu será um pilar fundamental na construção de um futuro sustentável, e estamos animados para trabalhar juntos neste primeiro projeto da HIF Global no Brasil”, disse Cesar Norton, presidente e CEO da HIF Global.
O Porto do Açu será responsável em fornecer suporte em várias etapas do desenvolvimento do projeto, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor energético.
“O acordo com a HIF Global é um marco para o Porto do Açu e para a região nesta nova indústria. Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para um futuro mais limpo e energeticamente eficiente”, comentou Mauro Andrade, diretor-executivo de Desenvolvimento de Negócio da Prumo.
Os e-combustíveis são neutros em carbono produzidos a partir de eletrólise, um processo que utiliza energia renovável para separar o hidrogênio do oxigênio na molécula de água. Esse hidrogênio é então combinado com dióxido de carbono reciclado para criar combustíveis sintéticos como o e-Metanol, que pode ser utilizado em embarcações ou convertido em outros e-combustíveis, incluindo e-Gasolina para carros, e-SAF para aviões e e-Diesel para caminhões.