Com a conclusão do projeto de expansão, a expectativa é de que o Porto de São Sebastião movimente mais de 4,3 milhões de toneladas anuais, um grande salto na sua capacidade (Foto: Divulgação/CDSS)
Região Sudeste
São Sebastião: novo terminal prevê expansão e investimentos milionário
Com consulta pública aberta, projeto visa modernizar infraestrutura, aumentar capacidade de carga e gerar impacto econômico positivo
Teve início nesta semana a consulta pública para o desenvolvimento de um novo terminal no Porto de São Sebastião (SP), com investimentos previstos em R$ 660 milhões. O projeto visa modernizar e otimizar a infraestrutura do porto, que é gerido pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
O terminal SSB 01 será arrendado para a iniciativa privada, que se comprometerá a realizar obras em uma área de 262 mil m², além de construir um novo píer com dois berços de atracação para navios. Com essa expansão, a capacidade de movimentação do porto será quadruplicada. O contrato de arrendamento terá uma duração de 35 anos. Nesse modelo de parceria, o governo cede a área para que a empresa vencedora da licitação implemente a infraestrutura necessária para as operações portuárias.
Com a conclusão do projeto, o Porto de São Sebastião poderá movimentar mais de 4,3 milhões de toneladas anuais, um grande salto na sua capacidade. “Está ocorrendo um significativo aumento de movimentação de cargas pelo Porto de São Sebastião, em razão das melhorias operacionais e dos investimentos em infraestrutura que estão sendo realizados. O arrendamento do novo terminal vai ampliar a capacidade do Porto, incrementando a economia da região e do estado de São Paulo, gerando empregos e renda”, afirmou Ernesto Sampaio, diretor-presidente da CDSS.
O Porto de São Sebastião se destaca por sua localização privilegiada e a profundidade natural do canal de acesso, permitindo que navios de grande porte utilizem suas instalações. Essa configuração coloca o porto como uma das três melhores regiões portuárias do mundo em termos naturais. A nova área será capaz de receber diferentes tipos de carga, como granéis sólidos, carga geral e contêineres.
Além disso, a infraestrutura local é beneficiada pelo acesso facilitado à rodovia dos Tamoios, interligada aos principais eixos viários do estado de São Paulo, à proximidade com a malha ferroviária e ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos. Ainda neste ano, o Contorno Sul, um conjunto viário que facilitará o tráfego de veículos de carga, será inaugurado, melhorando ainda mais a logística da região.
Interessados em participar da consulta pública sobre o arrendamento do terminal podem enviar suas contribuições até 28 de novembro, por meio do site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O porto
No primeiro semestre de 2024, a movimentação de cargas no Porto de São Sebastião atingiu um recorde histórico, com 760 mil toneladas. Um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As principais importações incluem barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo e produtos siderúrgicos. Entre os produtos exportados estão açúcar, peças e equipamentos, coque de petróleo e produtos siderúrgicos.