sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Carlos Borel destacou as oportunidades de negócios em bens minerais na Bahia, que vem investindo em infraestrutura para a produção e escoamento, como a Fiol e o Porto Sul (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Bahia Export

Bahia se consolida como líder em pesquisa mineral no Brasil

Atualizado em: 5 de outubro de 2024 às 9:47
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Presidente da CBPM destaca o papel do estado na produção mineral, a importância da infraestrutura e oportunidades para a transição energética

Carlos Borel, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), ressaltou a importância da Bahia na produção mineral brasileira durante o Fórum Regional Bahia Export, realizado em Salvador no dia 27 de setembro. Atualmente, o estado ocupa a terceira posição em termos de volume de bens minerais, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Pará.

Borel enfatizou que a Bahia lidera o Nordeste em investimentos na pesquisa mineral desde 2014, representando um terço do total aplicado no Brasil. O estado também se destaca na extração de 18 substâncias minerais, como vanádio, níquel e diamante.

“Temos mais de 200 municípios envolvidos em atividades minerais, que geram arrecadação por meio da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), beneficiando estados e municípios”, afirmou.

Além de ser a única produtora de vanádio na América Latina, com a mina de Maracás, a Bahia abriga também a única mina de urânio do Brasil. Em 2023, os principais produtos minerais do estado foram o ouro, com a CBPM em Santa Luz em colaboração com a Equinox Gold; o níquel, extraído pela Atlantic Nickel em Itagibá; e o cobre, pela Avanco Brasil em Curaçá.

Borel detalhou que a participação da CBPM na arrecadação de CFEM cresceu de 13% em 2020 para 30% em 2023, o que demonstra seu impacto no desenvolvimento do setor mineral.

O presidente da companhia também pontuou a relevância da logística para a viabilização dos empreendimentos. “Sem uma infraestrutura adequada, como ferrovias, não conseguimos otimizar o escoamento dos nossos minérios”, disse, mencionando um acordo de cooperação técnica com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) para o escoamento pela hidrovia do Rio São Francisco e pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Em relação aos minerais críticos, Borel citou quatro grandes oportunidades em negociação com multinacionais: ouro em Brumado, grafite em Piatã, fosfato em Irecê e terras raras em Jequié. Os recursos são essenciais para a transição energética, sendo que o Brasil atualmente importa 78% do fosfato e 90% do potássio utilizados na agricultura.

“É impossível pensar na transição para uma economia de baixo carbono sem os minerais críticos que o Brasil e a Bahia possuem. Temos potencial, diversidade e demanda. Somos os artífices do futuro, e nosso compromisso na CBPM é concentrar nossas pesquisas nos minerais da transição energética”, ressaltou Borel.

Parcerias

Com 51 anos de atuação, a CBPM se consolidou como um pilar fundamental para o setor mineral na Bahia. A empresa já investiu mais de US$ 4 bilhões em parcerias com a iniciativa privada, gerando cerca de 10.000 empregos e desenvolvendo quase 600 projetos de pesquisa e locação mineral em mais de 45 municípios. O programa “CBPM Sustentável”, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é uma das iniciativas voltadas para garantir um desenvolvimento responsável e sustentável.

Aprovando um legado positivo nas comunidades onde atua, a CBPM também promove o programa de inclusão social na mineração, denominado PRISMA, com um investimento de R$ 400 mil em 2023 para qualificar a mão de obra local. O mapeamento geológico aéreo, realizado pela CBPM, cobre 100% do estado, consolidando a Bahia como líder em pesquisa mineral na América Latina.

Carlos Borel concluiu destacando as oportunidades de negócios em bens minerais na Bahia, que vem investindo em infraestrutura para a produção e escoamento, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul.

O Bahia Export 2024 foi uma edição estadual do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS Bahia Bahia Export exportação Mineral