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Segundo o minsitro da Infraestrutura, assim que o projeto da Malha Oeste for finalizado, os procedimentos para licitação serão iniciados

Região Centro-Oeste

Projeto da Malha Oeste estará pronto neste ano, diz ministro

29 de agosto de 2022 às 21:00
Tales Silveira Enviar e-mail para o Autor

Plano de recuperação prevê investimentos de R$ 15 bilhões

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou que os estudos para concessão da ferrovia Malha Oeste já devem ser disponibilizados no fim deste ano. A afirmação foi feita durante assinatura do convênio de delegação para administração e exploração de trecho da BR-158/436/MS em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (29).

Segundo Sampaio, sua ideia é que assim que o projeto for finalizado será dado encaminhamento para que a ferrovia seja repassada novamente para o setor privado.

“O esforço nosso é ter a malha Oeste o quanto antes disponível. Até o final do ano vamos estar fechando o projeto. Vamos passar a operação (da ferrovia) para o setor privado novamente e a gente ter o início deste processo, para que a iniciativa privada possa assumir o setor ferroviário aqui no Estado”, disse.

Vale lembrar que o trecho era gerenciado pela empresa Rumo ponto Órgãos de fiscalização acionados indicaram que não se estava providenciando a manutenção adequada. Em julho de 2020, decidiu-se desfazer a concessão.

Ligando Mairinque (SP), na região de Bauru, até Corumbá (MS), a linha férrea já está com seus Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) finalizados. Serão necessários R$ 14,9 bilhões para os trabalhos de recuperação.

Obras no Estado

Durante a visita ao estado, o titular da pasta assinou também uma ordem de serviço para execução das obras de implantação e pavimentação do lote 4 da BR-419/MS. Também vistoriou obras rodoviárias executadas no estado com o apoio do Governo Federal, entre elas o anel rodoviário de Campo Grande, na BR-163/MS, e os outros trechos da própria BR-419/MS que já estão pavimentados.

As obras do anel rodoviário de Campo Grande foram executadas em convênio entre o governo federal e a Prefeitura, com investimentos de R$ 59 milhões. Fazem a ligação entre as saídas de Cuiabá (BR-163), Sidrolândia (BR-060) e Corumbá (BR-262), passando pela saída para Rochedo (MS-080).

Já as obras no quarto lote, entre Rio Taboco e Aquidauana, estão contratadas e, com a assinatura da ordem de serviço nesta segunda-feira, poderão ser iniciadas em breve. O projeto prevê 54,7 quilômetros de pavimentação, com investimentos de R$ 143,2 milhões.

“Estamos fechando hoje as obras do lote 1 da BR 419. São mais de R$ 150 milhões em investimentos para aproximar o Mato Grosso do corredor bioceânico. Aqui vai passar o agronegócio, pecuária e turismo. Isso é desenvolvimento regional na veia”, afirmou o ministro da Infraestrutura em suas redes sociais.

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TAGS anel rodoviário de Campo Grande BR-158/436/MS BR-163/MS BR-419/MS corredor bioceânico Ferrovia Malha Oeste Rumo