O executivo do Porto de Sines José Luís Cacho falou sobre o potencial de outros projetos, principalmente em hidrogênio verde, que possam vir a ser financiados por fundos europeus. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Brasil Export
Novo corredor logístico com Pecém faz de Sines um potencial hub europeu
Parceria visa a exportação de grãos e de minério para o continente por meio do complexo português
O CEO da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), em Portugal, José Luis Cacho, fez uma apresentação durante o primeiro dia de programação do Brasil Export 2024, Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado na terça-feira (8), em Brasília. O executivo demonstrou as oportunidades da economia brasileira em expandir suas exportações para todo o continente europeu através do Porto de Sines, considerado a porta atlântica do velho continente.
Cacho destacou o acordo firmado com o Porto do Pecém (CE) e com a empresa CSN, a partir da iniciativa da Global Getaway, iniciativa lançada pela União Europeia, para financiar projetos de infraestrutura sustentável.
De acordo com o CEO português, o projeto tem potencial para que Sines se torne um hub de grãos e minério. “Nosso acordo se propõe a financiar uma nova ligação ferroviária ao Porto do Pecém. Financiar um novo terminal da CSN em Pecém, e a criação de uma siderurgia no Porto de Sines. Pensamos que esse corredor entre Sines e Pecém vai potencializar o desenvolvimento do agro e do crescimento das exportações de minério para a Europa. É, de fato, um projeto importante na perspectiva de desenvolvimento econômico”, comentou Cacho.
O Complexo de Pecém se apresenta como importante parceiro visando a ligação com a região produtora do interior do Brasil, que serão ainda mais assegurados com a conexão ferroviária. Já o Porto de Sines possui grande capacidade logística de poder escoar os produtos para diversos países da Europa e, também, da África.
O executivo do Porto de Sines comentou também sobre o potencial de outros projetos, principalmente em hidrogênio verde, que possam vir a ser financiados por fundos europeus.
“Estamos à procura de outros projetos que estão em desenvolvimento em Pecém que interessam a Europa, como a questão do hidrogênio verde. É o foco da Europa para a conversão de toda sua cadeia de indústria”, comentou.
O Brasil Export 2024 é uma edição nacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.