Rio Igapó-Açu, na BR-319, durante o período de cheias: O trecho afetado enfrenta dificuldades por ser um afluente do rio Madeira, que atravessa a pior seca da história (Foto: Agência Brasil)
Região Norte
Dnit autoriza ponte provisória na BR-319 para aliviar filas e garantir abastecimento
Construção no rio Igapó-Açu vai permitir travessia 24 horas para caminhões, após semanas de congestionamentos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou a construção de uma ponte provisória sobre o rio Igapó-Açu, localizado na BR-319, no Amazonas, com o objetivo de aliviar as longas filas de veículos que têm se formado na região nas últimas semanas. Segundo informações do portal RealTime1, a medida busca garantir o fluxo contínuo de caminhões e veículos que utilizam essa importante rodovia, especialmente aqueles que transportam alimentos perecíveis como frutas e verduras, essenciais para abastecer o porto da Ceasa.
O diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, confirmou a autorização da obra e ressaltou que, para reduzir o impacto no abastecimento da capital amazonense, os caminhões com carga de alimentos agora estão autorizados a realizar a travessia 24 horas por dia. Essa decisão atende a um pedido dos feirantes e comerciantes, que enfrentavam dificuldades com os atrasos nas entregas devido às filas e à capacidade reduzida da balsa que faz a travessia.
Galvão anunciou as medidas após uma reunião com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), que levou ao Dnit as reivindicações dos caminhoneiros, produtores rurais e moradores que dependem da BR-319 para se locomover e transportar mercadorias. Segundo o diretor do Dnit, a construção da ponte provisória é uma solução emergencial para a crise que se instalou na travessia do rio Igapó-Açu.
O trecho afetado, que fica no quilômetro 260 da rodovia, enfrenta dificuldades por ser um afluente do rio Madeira, que atravessa a pior seca registrada na história da região. Com o baixo nível da água, a balsa que faz a travessia de veículos pesados e leves tem operado muito abaixo de sua capacidade máxima, a fim de evitar encalhes. Isso tem gerado longas filas, tanto no sentido Manaus quanto no sentido Humaitá, com o tempo de espera se tornando cada vez mais longo nos últimos 20 dias.
A crise de abastecimento e as dificuldades logísticas causadas pela seca no rio Madeira e seus afluentes preocupam autoridades e comunidades locais. A BR-319 é uma das principais rotas que conectam Manaus a outras regiões do país, e qualquer interrupção no tráfego gera consequências econômicas graves. Além da construção da ponte provisória, o Dnit deve continuar monitorando a situação, buscando novas soluções para garantir a fluidez do tráfego na rodovia e o abastecimento regular da capital amazonense.