Com o túnel, a travessia poderá ser feita em menos de cinco minutos, eliminando a dependência de fatores como neblina, ressacas ou o tráfego de navios no Porto de Santos (Foto: Divulgação/Governo de SP)
Porto de Santos
Alesp aprova PPP para construção do túnel Santos-Guarujá
Obra estimada em R$ 5,9 bilhões promete fluidez no transporte e mais segurança aos usuários
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na terça-feira, dia 8, o Projeto de Lei 655/2024, que autoriza a contratação da parceria público-privada (PPP) para a construção e operação do túnel imerso Santos-Guarujá. O túnel, com 870 metros de extensão, será construído sob o mar e proporcionará um trajeto mais rápido para pedestres, ciclistas, motociclistas, veículos de passeio e comerciais. Cerca de 78 mil pessoas e mais de 20 mil veículos fazem diariamente a travessia de balsa entre as duas cidades, segundo o Governo do Estado.
Com investimento estimado em R$ 5,9 bilhões, a obra deverá gerar cerca de 9 mil empregos. Após a conclusão, a travessia poderá ser feita em menos de cinco minutos, eliminando a dependência de fatores como neblina, ressacas ou a movimentação de navios no Porto de Santos, o que trará maior segurança e agilidade para os usuários. Atualmente, o tempo estimado de travessia por balsa é de 18 minutos, sem contar o período nas filas de embarque.
O Projeto de Lei contou com amplo apoio dos parlamentares paulistas. O deputado estadual Paulo Mansur (PL) celebrou a aprovação, considerando-a um marco de desenvolvimento para a região. “Vai desafogar o porto, melhorar a qualidade de vida da população e levar mais investimentos”.
Caio França (PSB) ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual e federal para a concretização da obra. “Como morador da região, fico feliz em poder estar aqui como parlamentar e votar favoravelmente a esse projeto. Vamos acompanhar de perto e fiscalizar as obras para que tenham o ritmo que a Baixada merece”.
Paulo Corrêa Jr. (PSD) destacou o impacto positivo no turismo local, afirmando que o novo acesso será uma solução de mobilidade e impulsionará o setor. “Como presidente da Comissão de Turismo da Casa, vejo o quão importante é o turismo na geração de riqueza e que é a vocação maior da nossa região”.
“A partir da implementação do projeto, a travessia entre Santos e Guarujá poderá ser feita em menos de cinco minutos e não estará suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos decorrentes de navios que atracam no Porto de Santos. Assim, vamos assegurar a fluidez do transporte e a segurança dos usuários”, disse Rafael Benini, secretário estadual de Parcerias em Investimentos.
Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo e inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto terá 86% do seu financiamento proveniente de recursos públicos, igualmente divididos entre o Governo de São Paulo e a União, com o restante vindo de aportes privados.