quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo a Wilson Sons, as exportações no Tecon Rio Grande cresceram neste ano 10%, impulsionadas principalmente pelo transporte de madeira, celulose e utensílios domésticos. Foto: Divulgação/Wilson Sons

Região Sul

Tecon Rio Grande: movimentação de cargas registra crescimento de 29%

Atualizado em: 16 de outubro de 2024 às 1:06
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Setembro foi o melhor mês da história do terminal, com alta de 45% em relação ao ano passado

A Wilson Sons anunciou que o Terminal de Contêineres (Tecon) Rio Grande, no Rio Grande do Sul, registrou crescimento de movimentação de cargas durante os nove primeiros meses de 2024. De janeiro a setembro, o terminal movimentou 616.581 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) e 351.983 contêineres, representando um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2023.

A alta para o período ocorreu apesar do período das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio e afetaram as principais movimentações logísticas de cargas do estado.

Segundo divulgou a companhia, as exportações cresceram neste ano 10%, impulsionadas principalmente pelo transporte de madeira, celulose e utensílios domésticos. As importações também mostraram um desempenho sólido, com alta de 17%, especialmente no desembarque de resinas, partes e peças, e plásticos.

Já o setor de transbordo foi o que mais se destacou, registrando um crescimento impressionante de 335% ao longo do ano.

Segundo a Wilson Sons, o aumento do setor de transbordo foi impulsionado, em parte, pelo início das operações das linhas FIL (Far East-India-Latin America Service) do armador Hyundai Merchant Marine (HMM); e RBM (Rio Grande-Buenos Aires-Montevidéu) do armador Bengal Tiger Line (BTL), responsáveis pela concentração de cargas na região do Prata, favorecendo a tendência de elevação nos volumes de transbordo de/para esta região.

O acordo com a HMM foi firmado no mês de abril e o início das operações ocorreu em maio, atendendo, principalmente, a região Sul do Brasil, bem como os portos da Argentina e Uruguai.

Setembro foi o melhor mês da história do Tecon Rio Grande, com 79.997 TEU e 45.140 contêineres movimentados, representando um crescimento de 45% comparado ao mesmo período de 2023. Além disso, os transbordos registraram um aumento expressivo de 498%, e as importações cresceram 32%.

Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, destacou a importância de analisar os movimentos do mercado e as estratégias das empresas, afirmando que isso permite à companhia apresentar soluções inovadoras e oferecer um serviço completo e de alta qualidade. Ele ressaltou que essa abordagem foi fundamental para alcançar importantes resultados no período.

“Entre as novidades implementadas nos primeiros nove meses do ano, realizamos um robusto projeto de concentração de cargas para o qual firmamos importante parceria com a companhia marítima sul-coreana, HMM, e a operadora de feeder cingapuriana, BTL. Buscamos aprimorar a eficiência dos serviços prestados aos embarcadores do sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, estabelecendo um marco histórico para a logística marítima do Cone Sul”, comentou.

 

 

Compartilhe:
TAGS recorde Tecon Rio Grande Wilson Sons