segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Em 2021, Itaqui foi o porto que mais cresceu no Brasil, com 27% de acréscimo em sua movimentação de cargas, marca bem acima da média nacional (crédito: Divulgação/Emap)

Região Nordeste

Movimentação de cargas no Porto de Itaqui bate recorde em agosto

6 de setembro de 2022 às 14:30
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Foi o melhor mês da história para as operações do complexo portuário do Maranhão, com 3,5 milhões de toneladas de carga movimentadas

O Porto do Itaqui, no Maranhão, bateu a marca histórica de carga movimentada em um único mês ao operar 3,5 milhões de toneladas só em agosto. Esse volume é superior a junho deste ano, que tinha sido o melhor mês da história do complexo até então, com 3,4 milhões de toneladas. No acumulado do ano, foram operadas mais de 22,3 milhões de toneladas de cargas. O resultado deve-se, principalmente, por causa da alta na exportação de granéis sólidos, soja e milho, além do ferro-gusa.

Para Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a Autoridade Portuária que administra o Porto do Itaqui, o crescimento é sustentado por investimentos públicos e privados e refletem a posição do porto público do Maranhão na liderança do escoamento de grãos do Arco Norte brasileiro.

“A nossa área de influência reúne estados produtores de três regiões brasileiras que utilizam o Itaqui, não só para escoar a sua produção de soja, milho e farelo, mas também para receber insumos importantes como combustíveis e fertilizantes, dentre outros”, afirma Ted Lago.

Em um ano desafiador para a economia mundial, o Porto do Itaqui vem mantendo a eficiência operacional e produtividade, com estimativa de encerrar o ano com movimentação acima dos 30 milhões de toneladas de cargas.

A expectativa é fechar 2022 com mais de 11 milhões de toneladas de soja movimentadas; três milhões de toneladas de milho; três milhões de toneladas de fertilizantes, e cerca de oito milhões de toneladas de granéis líquidos.

Segundo o levantamento feito pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), o Porto do Itaqui, ao lado do Porto de Santos (SP), foram os dois únicos complexos públicos que registarem variação positiva no período. O porto paulista movimentou 62,6 milhões de toneladas, um acréscimo de 5,6% em comparação ao mesmo período de 2021, já Itaqui registrou 15,7 milhões de toneladas, um incremento de 1,6%.

Crescimento

Em 2021, o Itaqui foi o porto que mais cresceu no Brasil, com 27% de acréscimo em sua movimentação de cargas, marca bem acima da média nacional, de acordo com os dados do anuário da Antaq. Foram 31 milhões de toneladas de cargas movimentadas no ano passado, elevando o porto maranhense a um novo patamar.

Compartilhe:
TAGS cargas Emap Maranhão movimentação operação Porto de Itaqui Ted Lago