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Segundo Cacho, o plano de expansão de Sines contempla os terminais portuários já existentes e abre uma janela de oportunidades para o desenvolvimento de novos terminais (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Brasil Export

“É o porto que mais vai crescer na Europa”, diz CEO do Porto de Sines

Atualizado em: 18 de outubro de 2024 às 1:04
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

José Luis Cacho apresentou os projetos de expansão do complexo portuário de Portugal no fórum Brasil Export

O Porto de Sines, em Portugal, vive a expectativa de expandir suas operações e aumentar a movimentação de cargas com a fase de expansão, conforme apresentado por José Luís Cacho, CEO da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), durante a programação do Brasil Export 2024, fórum nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes realizado em Brasília (DF).

Segundo explicou o executivo, o plano de expansão do complexo contempla todos os terminais portuários já existentes, além de abrir janela de oportunidades para o desenvolvimento de novos terminais.

“O Porto de Sines tem capacidade de expansão em todos os segmentos de cargas, sejam terrestres ou marítimas, do segmento de líquidos, cargas multipropósito, contêineres. Portanto, temos capacidade para crescer em todos esses segmentos. Estamos trabalhando e melhorando a infraestrutura rodoviária e ferroviária. Isso tem sido um forte investimento no porto”, comentou.

Atualmente, o Porto de Sines é responsável por mais de 50% da carga movimentada em Portugal. No geral, o complexo movimenta cerca de 43 milhões de toneladas de mercadorias e 1,7 milhões de TEU por ano.

Segundo Cacho, para 2024 a movimentação de contêineres deverá aumentar para 2 milhões de toneladas.

“É o porto que mais vai crescer na Europa. No próximo ano, vamos procurar a subir de 2,5 a 2,7 milhões de contêineres. Vamos ter um crescimento forte nos próximos anos. Dentro de um acordo e contrato com a PSA (empresa que administra o terminal de contêineres), vamos crescer até 4,3 milhões de TEU nos próximos dez anos”, destacou.

Segundo Cacho, existe ainda a possibilidade de instalar novos terminais que realizem operações de hidrogênio verde. “Além de hidrogênio, estamos aptos a receber outros tipos de gases que possam vir no futuro e que seja possível realizar a movimentação”.

Parceria com Pecém

Durante a apresentação, Cacho demonstrou as oportunidades da economia brasileira em expandir suas exportações para todo o continente europeu através do Porto de Sines, considerado a porta atlântica do velho continente.

Cacho destacou o acordo firmado com o Porto do Pecém (CE) e com a empresa CSN, a partir da iniciativa da Global Getaway, iniciativa lançada pela União Europeia, para financiar projetos de infraestrutura sustentável.

O Complexo do Pecém se apresenta como importante parceiro visando a ligação com a região produtora do interior do Brasil, que serão ainda mais assegurados com a conexão ferroviária. Já o Porto de Sines possui grande capacidade logística de poder escoar os produtos para diversos países da Europa e da África.

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