segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os especialistas discutiram o papel do Brasil durante o painel “Integração, investimentos internacionais e desenvolvimento de novos negócios com Ásia e América do Sul” (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Brasil Export

Especialistas destacam papel do Brasil na captação de recursos para o Mercosul

Atualizado em: 18 de outubro de 2024 às 1:23
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Eficiência logística e energias renováveis são essenciais para o crescimento sustentável na região, afirmam debatedores no Brasil Export

O Brasil tem um papel estratégico na captação de investimentos para o Mercosul. Esse foi um consenso a que chegaram os especialistas que participaram do painel “Integração, investimentos internacionais e desenvolvimento de novos negócios com Ásia e América do Sul”, realizado no Brasil Export, que ocorreu entre os dias 8 e 10 deste mês, em Brasília (DF). O painel foi mediado pelo diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo.

O coordenador de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla, destacou o protagonismo do Brasil na América Latina. Segundo ele, o país responde por 40% do fluxo de investimentos diretos na região, com metade desse montante destinado ao setor de energia e energias renováveis. Padilla enfatizou que, para aproveitar essas oportunidades, “é fundamental investir em logística eficiente, o que permitirá o escoamento adequado dos investimentos e garantirá o crescimento sustentável”.

O diretor do Departamento de Navegação e Fomento do Ministério de Portos e Aeroportos, Otto Luiz Burlier da Silveira Filho, apontou que o modal hidroviário brasileiro ainda está subaproveitado. “O Governo Federal tem como prioridade acelerar o desenvolvimento desse setor e promover a integração com outros países da América Latina, com o objetivo de maximizar o uso das hidrovias como um pilar estratégico de transporte”, disse.

O presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Joel Julius, reforçou a necessidade de os brasileiros estarem atentos às soluções adotadas em outros países. Julius defendeu que o Brasil deve observar essas inovações e adaptá-las à sua realidade, garantindo que o país se mantenha competitivo no cenário global.

A CEO da Rocktree, Daniele Pratolongo, enfatizou a importância das soluções marítimas para melhorar a logística, tanto nacional quanto internacionalmente. Segundo ela, “o fortalecimento da infraestrutura marítima é essencial para que o Brasil possa expandir suas operações comerciais e fortalecer parcerias estratégicas com outras regiões”.

O painel também abordou questões regionais de infraestrutura, com contribuição do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. Ele destacou o marco histórico alcançado no dia 2 de maio, com a primeira licitação bem-sucedida em 62 anos no Canal São Gonçalo, que conecta a Lagoa Mirim à Laguna dos Patos.

“Apesar das fortes chuvas que paralisaram as atividades no Rio Grande do Sul naquele dia, o projeto de dragagem do canal está no plano emergencial da região”, afirmou.

Compartilhe:
TAGS brasil export investimentos Mercosul recursos