Durante o evento, especialistas debateram soluções como caminhões elétricos, adaptação de infraestrutura e novas diretrizes do Plano Clima para reduzir as emissões de CO2 (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Brasil Export
ANTT estuda iniciativas para descarbonizar transporte terrestre
Caminhões elétricos, mudanças na aerodinâmica dos veículos e combustíveis alternativos estão no escopo da agência
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está estudando iniciativas para descarbonizar o setor de transportes. Entre as medidas estão o uso de caminhões elétricos, mudanças na aerodinâmica e design dos veículos de carga, implantação de infraestrutura para recarga elétrica e de postos para fornecimento de combustíveis alternativos.
As informações foram repassadas por Felipe Queiroz, diretor da ANTT, durante sua participação no painel “Descarbonização no setor de transportes terrestres”, exposto no Fórum Brasil Export, realizado de 8 a 10 deste mês, em Brasília (DF).
Além dele, participaram do debate Cloves Eduardo Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, e Bayard Umbuzeiro Neto, diretor da Transbrasa. A mediação foi feita por Núria Bianco, jornalista e apresentadora da TV BE News.
Queiroz destacou que não é possível pensar numa migração completa de frota, por exemplo, apontando inviabilidade no curto prazo devido a custos, distancias continentais e falta de infraestrutura. Porém, os caminhões elétricos podem ser uma alternativa no futuro mais sustentável do transporte de cargas.
“Para o país ainda não faz sentido num curto prazo, por uma série de questões, como custos e problemas de autonomia desses veículos, não termos postos de recarga”, citou.
A adaptação na aerodinâmica e nos aerofólios de caminhões também é uma opção que ajuda a economizar combustível, pois reduz a resistência do ar e, consequentemente, o consumo de diesel – estudos apontam economia de combustível entre 5 a 7%.
Os Pontos de Parada e Descanso (PPDs) também precisam ser adaptados para receber caminhões elétricos, por exemplo.
Dados apresentados por Felipe mostraram que a frota brasileira de caminhões de transporte cadastrada no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) chega a 2,49 milhões de veículos e, somente em 2022, emitiu 91,38 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
Ainda segundo o diretor, em novembro será realizada uma nova audiência pública para debater a resolução voltada à descarbonização do setor. “Precisamos ouvir todos os envolvidos para não errarmos a mão e gerarmos incentivos à agenda de sustentabilidade no transporte”, ponderou.
Plano Clima
Já Cloves Benevides destacou que, entre o fim deste ano e o início do ano que vem, o Brasil espera lançar o Plano Clima, que, entre outras diretrizes, dirá aos setores o que é mensurável, “e o que de fato faz sentido para alcançar as metas”, pontuou.
A partir desta publicação, continuou Benevides, “o desafio está posto e o custo dessas mudanças também”. Ele ressaltou que, apesar dos desafios, as orientações fortalecerão as oportunidades para consolidar a infraestrutura nacional de baixo carbono e aumentar investimentos em tecnologias limpas.
O subsecretário reafirmou ainda a relevância da portaria Nº 622/2024, publicada em julho deste ano pelo Ministério dos Transportes, que estabelece que ao menos 1% da receita bruta de contratos de concessões rodoviárias federais seja destinado para investimentos em desenvolvimento de infraestrutura sustentável nas rodovias.
Com a medida, os novos projetos de concessões devem trazer ações para alternativas sustentáveis de coleta e descarte de resíduos, por exemplo, conservação da fauna e flora, incentivo à eficiência energética e uso de fontes de energia renováveis.
“A gente induz os novos operadores neste sentido (da sustentabilidade), mas também partilha as responsabilidades. Essa portaria também possibilita adaptar os contratos já existentes para que eles incorporem a medida. Estamos em uma fase muito madura sobre esse assunto”, citou.
O Brasil Export 2024 foi uma edição nacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.