A programação começará com um jantar de boas-vindas em Gênova, no dia 3, e o embarque acontecerá no dia seguinte, no porto da cidade italiana. Foto: Divulgação
Brasil Export
Missão Internacional do Brasil Export terá início em Gênova, na Itália
Viagem ao Mediterrâneo impulsiona a cooperação entre o Brasil e países do Mediterrâneo, destacando integração, desenvolvimento de novos negócios, inovação portuária e economia azul
A edição 2024 da Missão Internacional do Brasil Export será realizada no período de 3 a 11 de novembro e, de forma inédita, parte das atividades serão promovidas em alto-mar, a bordo do navio MSC Fantasia. A programação começará com um jantar de boas-vindas em Gênova, no dia 3, e o embarque acontecerá no dia seguinte, no porto da cidade italiana.
A delegação contará com representantes do Poder Público – incluindo parlamentares -; executivos de grandes empresas de movimentação de cargas – CEOs, diretores executivos, de operação, institucionais, entre outros cargos de liderança; e a equipe do Grupo Brasil Export.
Gênova possui uma robusta infraestrutura para cargas e passageiros, sendo um dos portos mais importantes do Mediterrâneo, responsável por movimentar um terço dos contêineres de toda a costa italiana. A cidade conta com o “Distrito Azul”, um bairro dedicado à economia azul que integra e desenvolve a cadeia de abastecimento marítimo, alta tecnologia, negócios e turismo, funcionando como um motor para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia marítima e da economia de Gênova.
O porto local é um dos pilares da economia italiana, gerando aproximadamente 122 mil empregos diretos e indiretos, segundo um estudo da Autoridade Portuária de Gênova publicado em 2016. Sua estratégia comercial utiliza o equipamento como porta de entrada e saída de cargas para França, Suíça e Alemanha, além de servir como um hub intermodal que conecta o transporte marítimo ao ferroviário. As operações portuárias são fundamentais para a economia da Ligúria, região que abriga Gênova, com um impacto de cerca de 6% sobre o total de empregos.
A cidade também abrigará o maior túnel submerso da Europa, com 3,4 quilômetros de extensão, 16 metros de largura e uma profundidade máxima de 45 metros. Sua conclusão está prevista para 2029 e conectará as regiões leste e oeste, sendo um modelo de tecnologia, sustentabilidade, logística e infraestrutura que poderá servir de referência para o Brasil.
Visto como um exemplo a ser seguido, Gênova e Santos, cidade do litoral paulista, firmaram um acordo de colaboração e são consideradas cidades-irmãs. O objetivo é promover trocas culturais, soluções e estratégias nos setores portuário, turístico, educacional, além de boas práticas administrativas e inovação.