sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A alta doméstica prevista no Galeão para o final deste ano, de acordo com o levantamento da Fecomércio RJ, é de 13,3% de voos a mais do que o registrado no fim de 2023 (Foto: Divulgação)

Região Sudeste

Estudo aponta alta de 27% de voos internacionais no Galeão

28 de outubro de 2024 às 11:05
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Mudança de regras no Aeroporto Santos Dumont impulsiona escalas fora do país

Um estudo divulgado na última semana aponta que o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, terá uma alta de quase 27% de voos internacionais até o final de março de 2025. Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), serão 1.530 desembarques a mais no mesmo período da temporada 2023-2024.

O aumento de voos internacionais pelo Galeão é uma resposta à limitação no número de passageiros por ano no Aeroporto Santos Dumont, para 6,5 milhões. A medida resultou em uma reorganização da malha aérea no estado, e trouxe impactos positivos para os voos internacionais com destino ao Rio de Janeiro.

A limitação às operações no Santos Dumont foi defendida pelo Governos Estadual e pela Administração Municipal, além de instituições ligadas ao turismo e ao comércio. O consentimento era de que o Galeão estava subutilizado por causa da baixa movimentação de passageiros.

Para a Fecomércio RJ, a consequência da limitação no Santos Dumont foi o aumento de voos domésticos no terminal da Ilha do Governador, que se tornou uma alternativa adequada para os voos internacionais.

“Esse é o tipo de solução que todos devemos incentivar: foi uma solução criativa, com custo zero. Não foi necessário uma grande obra ou gastos de dinheiro público. Foi uma solução prática baseada no diálogo e no consenso, entre setor privado e autoridades, focada em trazer resultados concretos para a população. O Galeão voltou a ser um aeroporto competitivo e viável em muito pouco tempo. Há mais voos, mais oportunidades de conexão e isso cria condições para que mais gente visite o Rio”, disse o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A alta doméstica prevista no Galeão para o final do ano, de acordo com levantamento da Fecomércio RJ, é de 13,3% de voos a mais do que o registrado no fim de 2023. Para o período de réveillon no Rio de Janeiro, a alta deve ser de 30,45% nos voos internacionais chegando entre 25 e 30 de dezembro.

Compartilhe:
TAGS Fecomercio RJ Galeão rio de janeiro voos internacionais