sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Nacional

Danone desmente informação de que deixará de comprar soja brasileira

30 de outubro de 2024 às 7:56
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Polêmica surgiu após publicação de reportagem afirmando que a empresa passaria a priorizar o mercado asiático

A Danone desmentiu na terça-feira (29) informações sobre uma possível interrupção na compra de soja brasileira em favor de fornecedores asiáticos, como havia noticiado a agência de notícias Reuters. Em nota, a multinacional francesa garantiu que continuará comprando soja do Brasil, cumprindo rigorosamente as normas locais e internacionais.

A polêmica surgiu após reportagem da Reuters, divulgada no último dia 25, sugerir que a Danone já havia cessado compras do Brasil antes da implementação de novas regulamentações da União Europeia, que exigem comprovação de que commodities agrícolas não são provenientes de áreas desmatadas. Grandes empresas, como Nestlé e Unilever, têm se ajustado para cumprir essa regra, que prevê multas de até 20% do faturamento em caso de violação.

A Aprosoja Brasil, entidade representativa dos produtores de soja, reagiu fortemente às alegações, sugerindo até um boicote à Danone. Em paralelo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também se posicionou, reafirmando o compromisso ambiental do país e criticando as regulamentações unilaterais da União Europeia. Segundo a pasta, o Brasil conta com avançados processos de monitoramento e rastreamento ambiental e defende que incentivos positivos seriam mais eficazes para proteger o meio ambiente, sem prejudicar a participação dos pequenos produtores no mercado europeu.

O Mapa reiterou que o Governo Federal exige regulamentos internacionais justos e equilibrados, que respeitem a soberania dos países produtores e fortaleçam a confiança nas negociações globais, evitando sanções que possam afetar o setor agrícola brasileiro.

Compartilhe:
TAGS BRASIL danone soja