Entre as principais inovações para o Porto de Santos, Pomini destacou um aplicativo de monitoramento, uma central de informações de caminhões e uma rede privada de 5G (Foto: Reprodução/Instagram)
Porto de Santos
APS vai abrir licitação para VTMIS em novembro, diz presidente
Ferramenta é utilizada para o gerenciamento da entrada e saída de navios no Porto de Santos
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que o VTMIS, nova ferramenta de gerenciamento do tráfego no cais santista, será licitado em novembro. Ele deu essa declaração durante sua participação no painel “Conectividade e Investimentos em Infraestruturas”, do XV Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, em Leixões, Portugal. O evento, com transmissão exclusiva da TV BE News, teve início na quarta-feira, dia 30.
Essa é uma das tecnologias que ele apresentou em sua fala. Além da ferramenta, ele detalhou uma série de avanços tecnológicos em curso para modernizar e tornar mais eficiente o Porto de Santos. Entre as principais inovações, ele destacou o desenvolvimento de um aplicativo de monitoramento da APS e de uma central de informações de caminhões, além de uma rede privada de 5G.
“Nosso projeto para os caminhões é controlar a saída das fazendas em direção ao porto. Se houver gargalo no porto, precisamos que o sistema interaja com o caminhão para que ele aguarde no bolsão antes de ser liberado”, explicou. Esse controle visa evitar conflitos com os moradores ao reduzir a presença de veículos não agendados na área portuária.
Outro ponto central foi o chamado “Gêmeo Digital”, que integra dados de sensores meteoceanográficos e de monitoramento com alertas em tempo real. Segundo Pomini, essa ferramenta de análise digital será reforçada com o uso de drones e, a partir de novembro, pelo novo sistema de gerenciamento e monitoramento de tráfego aquaviário (VTMIS), cuja licitação está prevista para o próximo mês.
O painel contou também com a participação do presidente da PortosRio, Francisco Leite Martins, que atuou como moderador, do presidente do Porto de Lisboa, Carlos Correia, que discutiu a descarbonização de terminais de cruzeiros, do consultor da Associação Empresarial de Sines, Fernando Alves, sobre o papel da inteligência artificial na navegação, e de Cátia Fernandes, representante do AGL Lobito Terminal, que apresentou as estratégias para o desenvolvimento do Terminal Polivalente do Porto do Lobito.