Região Sul
Navio graneleiro é rebocado após encalhar no Canal de Itapuã
O Mount Taranaki partiu do Porto do Rio Grande com destino a Porto Alegre transportando carga de cevada
O navio Mount Taranaki, que estava preso desde a última quinta-feira (31) no Canal de Itapuã, na Região Metropolitana de Porto Alegre, desencalhou na tarde deste domingo (3), segundo informou as autoridades marítimas locais. Embarcação foi removida com auxílio de dois rebocadores.
O navio graneleiro, de bandeira de Hong Kong, encalhou após ter partido do Porto do Rio Grande, transportando carga de cevada, com destino a Porto Alegre. O incidente foi registrado durante a manhã.
O incidente foi causado por conta do baixo nível de água do Lago Guaíba no trecho do Farol de Itapuã. Na sexta-feira, o nível registrado de apenas 0,54 metro.
Mesmo após o desencalhe do Mount Taranaki, ainda não há confirmação para o navio atracar em Porto Alegre, uma vez que será necessário que o nível do Guaíba suba nos próximos dias para a embarcação poder seguir viagem sem sofrer acidentes ou demais danos.
O problema do nível de água no Rio Grande do Sul ainda é reflexo da tragédia climática que atingiu o estado gaúcho no mês de maio resultando no acúmulo de sedimentos no fundo do mar.
Problemas
Em razão do encalhe do Mount Taranaki, a navegação na região foi altamente prejudicada. Navios atracados em Porto Alegre que já realizaram suas operações ficaram impossibilitadas de seguir viagem por conta do incidente.
Outros problemas detectados na região foi de navios fundeados que passaram dias sem receber autorização para entrar no Guaíba e atracar em Porto Alegre.