O Porto de Gênova, na Itália, é um dos principais do Mediterrâneo e responsável pela movimentação de cerca de um terço dos contêineres italianos (Foto: Divulgação)
Brasil Export
Brasil Export inicia missão pelo Mar Mediterrâneo
Comitiva visita portos e centros logísticos na Itália, Tunísia, Espanha e França para fortalecer laços e impulsionar investimentos
A missão internacional do Brasil Export 2024 teve início ontem, dia 3, em Gênova, na Itália. Até o próximo dia 11, a comitiva brasileira passará por empreendimentos logísticos estratégicos de cidades do Sul da Europa e do Norte da África banhadas pelo Mar Mediterrâneo. A bordo do navio MSC Fantasia, o itinerário da missão inclui também visitas à Tunísia, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França.
A programação inaugural contou com um jantar oficial de boas-vindas no histórico Castello Bruzzo, em Gênova, onde a cônsul honorária do Brasil, Elinalva Henrique da Silva, recepcionou a comitiva. Hoje, dia 4, o grupo participa de um almoço de negócios no restaurante Villa del Principe, com a presença do empresário genovês David Falteri, especialista em logística e transporte.
Também hoje, o embarque da comitiva no MSC Fantasia ocorre no Porto de Gênova, um dos principais do Mediterrâneo e responsável pela movimentação de cerca de um terço dos contêineres italianos.
A cidade também tem um bairro dedicado à economia azul que integra e desenvolve a cadeia de abastecimento marítimo, alta tecnologia, negócios e turismo, funcionando como um motor para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia marítima e da economia da região.
Amanhã, dia 5, o evento será marcado pelo painel “Integração, investimentos e desenvolvimento de novos negócios em infraestrutura”, o qual abrirá o Fórum Missão Internacional 2024 em um inédito encontro realizado em alto-mar.
A comitiva seguirá para o Porto de Nápoles, onde desembarca no dia 5, às 14 horas (horário local). Nápoles é destaque na navegação de cabotagem, concentrando quase metade do tráfego italiano nesta modalidade, além de ser um importante ponto de partida para o transporte de passageiros e mercadorias para a Sicília e Sardenha.
No dia 6, a comitiva encerra sua passagem pela Itália no Porto de Palermo, conhecido por sua relevância no transporte marítimo e operações industriais de logística e construção naval, com destaque para o estaleiro Fincantieri.