A cônsul Elinalva Henrique com o prefeito de Guarujá, Válter Suman, o secretário santista Elias Júnior e o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos (Foto: Reprodução/Instagram)
Brasil Export
Santos e Guarujá buscam inspiração em Gênova para integração porto-cidade
Missão do Brasil Export discute boas práticas italianas que possam ajudar na adaptação de novas tecnologias e na geração de renda no litoral de SP
A cônsul honorária do Brasil em Gênova, Elinalva Henrique, recebeu na segunda-feira, dia 4, parte da comitiva que integra a missão internacional do Grupo Brasil Export. O encontro, na sede do consulado brasileiro na cidade italiana, reuniu o prefeito de Guarujá (SP), Válter Suman (PSDB), o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos (SP), Elias Júnior; o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos; e o presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluisio Sobreira.
Gênova e Santos se tornaram oficialmente irmãs em março de 2024. O Pacto de Amizade e Colaboração prevê o empenho recíproco na promoção de trocas culturais e apoio a setores comuns e estratégicos, como o portuário, turismo, esporte, educação e arte, além de boas práticas administrativas e no conceito de cidades inteligentes.
“Gênova e Santos são cidades distantes, mas com muitos pontos em comum, começando pela forte ligação com o porto. O Consulado Geral do Brasil em Milão, que tem como Embaixador Hadil da Rocha Vianna, de forma geral, tem atuado para ajudar empresários e governos, dos dois lados, a se conectar”, destacou a cônsul.
Segundo ela, os italianos têm demonstrado interesse em investir no Brasil e buscam oportunidades de aumentar os negócios feitos com parceiros brasileiros. “Além do comércio internacional de mercadorias, há o interesse na compra de terrenos e ativos de infraestrutura”, conta.
Elias Júnior falou sobre as iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda e ressaltou a importância da troca de informações. “A atividade portuária é grande responsável pelo desenvolvimento da região e acreditamos que podemos colaborar, uns com os outros, na adoção de novas tecnologias, práticas mais sustentáveis e na melhora da relação porto-cidade”.
Os desafios de integrar o sistema logístico e o turismo, uma dificuldade que Gênova soube transformar em oportunidade, também foram tema da reunião. Segundo Suman, em Guarujá, que abriga os terminais da margem esquerda do Porto de Santos, o trânsito de caminhões de cargas impacta diretamente na vida dos moradores e turistas que visitam a região.
“Todos os anos, principalmente no período de férias e festas de final de ano, recebemos milhões de turistas. O tráfego intenso de veículos pesados é uma preocupação e é interessante aprender com a experiência genovesa neste sentido”, conta.
Para José Roberto Campos, o apoio do consulado será fundamental para empresas brasileiras interessadas em exportar. “A reunião de hoje abre espaço para novos negócios dos dois lados. A cônsul honorária abriu as portas do consulado e o trabalho terá continuidade nos próximos meses”.