A comitiva do Brasil Export foi recebida na Prefeitura de Nápoles por representantes públicos municipais e do setor privado para discutir a relação comercial entre os dois países (Foto: Rodrigo Silva/BE News)
Brasil Export
Guarujá e Nápoles iniciam tratativas para se tornarem cidades-irmãs
Missão do Brasil Export na Itália promove troca de experiências e fortalece relações comerciais entre os dois municípios portuários
Dentro da programação do terceiro dia da missão internacional 2024 do Brasil Export, a comitiva de empresários e autoridades do setor foi recebida na Prefeitura de Nápoles, na Itália, por representantes públicos municipais e do setor privado. No encontro realizado na terça-feira (5) foi discutida a relação comercial entre os dois países.
O cônsul brasileiro em Nápoles, Mario de Menezes, informou que Guarujá (SP) e o município italiano iniciaram conversas para se tornarem cidades-irmãs. O acordo é similar ao que foi firmado neste ano entre Gênova, também na Itália, e Santos (SP), e visa estimular a cooperação entre as duas partes, com parcerias econômicas e culturais.
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), ressaltou a importância da parceria pelo posicionamento do Porto de Nápoles e pela vocação portuária das duas cidades.
“Nápoles é um porto estratégico na Europa e um ambiente muito importante para que possamos aprender e fortalecer as relações culturais. É um primeiro passo, mas é um passo concreto. Essa disposição dessa irmanação vai permitir a troca de experiências e avanços para as duas cidades, fortalecendo também as relações do Brasil com a Itália, que já duram mais de 150 anos”, afirmou o deputado.
Além do cônsul brasileiro, a comitiva foi recepcionada pela secretária de Trabalho e Juventude do Município de Nápoles, Chiara Marciani; o vereador e membro da Comissão de Atividades Produtivas de Nápoles, Demétrio Paipais; o secretário-geral da Associação do Corpo Diplomático Consular de Nápoles e Campânia, Gennaro Famiglietti; o delegado do Conselho da Ordem dos Advogados de Nápoles para relações com empresas, Armando Rossi; o presidente da Associação Naval de Sorrento, Francesco Lanzieri; e o empresário italiano Sebastiano Di Ruocco, CEO do Polo Multimodal Pecém, no Ceará.