Tegram fez o primeiro embarque de sorgo no Porto do Itaqui. Com a inclusão do cereal, o terminal amplia seu leque de movimentação de grãos. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Tegram faz primeiro carregamento de sorgo no Porto do Itaqui
A carga, com destino à Espanha, foi produzida nos estados do Maranhão e Piauí
O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto do Itaqui (MA), completou o carregamento de seu primeiro navio com sorgo, que foi exportado para a Espanha. Além do cereal, o navio embarcou milho – ambos produzidos nos estados do Maranhão e Piauí.
Tradicionalmente focado na movimentação de soja, milho e farelo de soja, o Tegram ampliou seu portfólio de grãos com a inclusão do sorgo.
O embarque foi realizado pelo TCN (Terminal Corredor Norte), um dos consorciados do Tegram, e acontece em um momento crucial para o terminal, que está passando por um processo de ampliação de sua infraestrutura.
Como mostrado pelo BE News, o Porto do Itaqui se prepara para expandir o Terminal de Grãos, visando atender ao crescimento expressivo da produção de grãos na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O projeto prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão ao longo dos próximos 18 meses, com o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento da produção.
Segundo um levantamento realizado pela agência Safras & Mercado para o Consórcio Tegram-Itaqui, a produção de soja na região do Matopiba e parte do Mato Grosso deverá ter um aumento de 36,1%, o que representará um acréscimo de 8 milhões de toneladas, elevando a produção total para 29,9 milhões de toneladas.
Esse crescimento é parte de uma expansão maior prevista para todo o Brasil, que deve ver sua produção de soja aumentar 19,1%, alcançando 194,5 milhões de toneladas na safra 2032/2033.
De acordo com o Tegram, em 2023, o terminal atingiu a marca de 15 milhões de toneladas de grãos exportados, um feito expressivo que reflete a expansão da produção agrícola na região.