Porto de Mucuripe, em Fortaleza, adere ao Mercado Livre de Energia
Região Nordeste
Porto de Fortaleza vai aderir ao Mercado Livre de Energia
Ideia é reduzir custos e aumentar a sustentabilidade das operações portuárias
A Companhia Docas do Ceará (CDC) faz, no próximo dia 21, às 10 horas, um pregão eletrônico para a contratação de fornecimento de energia elétrica através do Ambiente de Contratação Livre (ACL), um sistema que possibilita a negociação direta de preços e condições com fornecedores, permitindo maior competitividade e redução de custos. As empresas interessadas em participar da licitação poderão acessar o edital completo no site da CDC.
Segundo a Docas Ceará, este é “mais um passo em direção à modernização e à sustentabilidade de suas operações portuárias”. A abertura do processo licitatório foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (29).
“Essa iniciativa é um reflexo do crescente movimento de modernização do setor portuário cearense, que busca não apenas se tornar mais competitivo no cenário global, mas também se posicionar como um agente de transformação no campo da sustentabilidade e da eficiência energética”, explicou a autoridade portuária do Estado, em nota.
O objetivo da adesão ao mercado livre de energia é promover uma economia nas despesas com eletricidade, um dos itens de maior peso nos custos operacionais do porto. Além disso, a medida está alinhada a um compromisso com a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável.
Compromisso
Segundo a CDC, a iniciativa também faz parte do conjunto de ações ESG (Environmental, Social, and Governance – Ambiental, Social e Governança) que a Companhia vem implementando. A administração portuária explicou que o projeto é considerado prioritário, refletindo a crescente preocupação da empresa com a sustentabilidade e com as melhores práticas de governança.
“A adesão ao mercado livre de energia não apenas reduzirá os custos operacionais, mas também contribuirá para a utilização de fontes mais limpas e eficientes de energia, alinhando o porto de Mucuripe às tendências globais de sustentabilidade”, explica a nota.
O Porto de Fortaleza, um dos principais pontos de entrada e saída de mercadorias do Estado do Ceará, tem investido em inovação e gestão eficiente, com o objetivo de se tornar um modelo de operação moderna e sustentável. A transição para o mercado livre de energia é mais uma etapa nesse processo.