Relação porto-cidade e o desenvolvimento dos acessos aos portos foram destacados pelas autoridades. Foto: Paulo José Ribeiro/BE News
Brasil Export
Parlamentares avaliam melhores práticas na Europa para portos nacionais
Deputados e senadores analisam infraestrutura europeia para fortalecer comércio exterior e desenvolvimento portuário
Parlamentares que integram a comitiva do Brasil Export na Missão Internacional 2024 fizeram um balanço da programação do evento, que chegou à metade na quinta-feira (7). Desde o início da agenda, no dia 3, a equipe passou por importantes empreendimentos do setor logístico e portuário em cidades na costa do Mar Mediterrâneo. Os agentes públicos destacaram algumas práticas e estruturas das instalações que visitaram nas cidades italianas de Gênova, Nápoles e Palermo, com o objetivo de encontrar soluções para o setor no Brasil.
“Esse conhecimento adquirido faz com que nós possamos, lá na Câmara Federal, estar elaborando e mandando leis para que os nossos portos do Brasil também possam ser modernos e automatizados”, afirmou o deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI).
Dois segmentos foram destacados pelas autoridades do setor público: a relação porto-cidade e o desenvolvimento dos acessos aos portos. A integração do Porto de Gênova com a população local e a atividade turística, e as ferrovias do terminal de contêineres da PSA, também em Gênova, foram mencionadas.
O deputado estadual Eduardo Salles (PP-BA) falou sobre o modal ferroviário em Gênova, ressaltando que a produção agrícola pujante do Brasil precisa ser seguida pelo desenvolvimento do setor logístico para escoar essas cargas e fortalecer o comércio exterior brasileiro.
“Entendemos que os eixos de chegada e saída ao porto são fundamentais. Conseguimos observar que a competitividade vem desses eixos. Costumamos dizer que da porteira para dentro somos altamente eficientes, mas da porteira para fora nós perdemos essa competitividade com o mundo”.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) também ressaltou a importância da visita ao continente europeu. “Nós que moramos na Amazônia não temos o privilégio de ser banhados pelo mar, mas conhecer essa estrutura portuária da Europa tem sido de fundamental importância para mim e para a nossa frente parlamentar”.
O estaleiro da Fincantieri, no Porto de Palermo, também foi considerado um exemplo de infraestrutura portuária a ser seguido no Brasil. As discussões giraram em torno de trazer empreendimentos que realizem serviços para desenvolver a indústria naval do país.
“O Brasil Export mostra a força daqueles que fazem da logística de portos e aeroportos do país a alternativa para que a gente tenha um futuro cada vez melhor na discussão de temas importantes que o Legislativo pode participar”, disse o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS).
A agenda também já discutiu soluções para o setor nos painéis que integram a programação. Os debates abordaram temas relacionados à participação do Poder Legislativo para o avanço da infraestrutura brasileira, e à integração e investimentos para o setor nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Após uma escala em Túnis, na Tunísia, a comitiva segue para Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França, com novas visitas e mais painéis de debates até o encerramento, no próximo dia 11.