sábado, 16 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O MSC Seaview é um dos 14 navios de cruzeiro que farão, ao todo, 142 escalas no terminal do Porto de Santos, que espera receber 1 milhão de passageiros na temporada 2024-2025. Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Porto de Santos

Com ministro a bordo, começa temporada de cruzeiros

Atualizado em: 9 de novembro de 2024 às 9:24
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Concais receberá 14 navios e 1 milhão de passageiros até abril do ano que vem

O MSC Seaview atracou no Terminal de Passageiros de Cruzeiros do Porto de Santos (8), o Concais, na sexta-feira, 8 de novembro, dando início a temporada de transatlânticos no maior complexo portuário do país. A bordo do Seaview, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou de uma solenidade com demais autoridades do segmento de cruzeiros, da comunidade portuária e da cidade de Santos.

Ao todo, o Porto de Santos vai receber 14 navios em 142 escalas no terminal. A expectativa é que 1 milhão de passageiros passem pelo Concais até abril do ano que vem, quando se encerra a temporada.

Silvio Costa Filho, que cumpriu agenda no Porto de Santos na sexta-feira, participou da solenidade de abertura da atual temporada a bordo do Seaview. O ministro comentou sobre o projeto de transferência do terminal de passageiros para a região central de Santos, no bairro Valongo.

“Temos o compromisso de transferir o Concais para incentivar esse setor do turismo, que ainda precisa crescer muito no país. A França tem 20% do seu PIB no turismo; Portugal, 17% e o Brasil, apenas 7%. Temos que melhorar esta marca e os cruzeiros têm papel importantíssimo nesta missão”, comentou.

Além do ministro, participaram da solenidade executivos da MSC, da Autoridade Portuária de Santos, da Prefeitura de Santos e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).

O Seaview, que inaugurou a temporada, seguirá viagem somente neste sábado (9). Na sexta-feira, houve somente o trânsito de passageiros da embarcação.

“Tivemos o desembarque de 4.486 passageiros, uma boa movimentação de desembarque de travessia, número até maior do que o esperado. A ideia é que o navio saia com aproximadamente 4,3 mil passageiros. Por enquanto é o que vamos ter para os dois primeiros dias para o terminal”, disse Javier Carnevale, gerente de Operações do Concais, em entrevista ao BE News.

Para a temporada 2024/2025, o Concais receberá navios de cruzeiros maiores, que há alguns anos não escalaram o Porto de Santos.

“O Concais recebe 60% dos embarques de cruzeiros do Brasil. É o maior terminal de embarque e desembarque do Brasil, e me animo em dizer até da América Latina pelo volume de passageiros que passam por aqui”, comentou o executivo.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS CRUZEIROS Santos temporada