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A draga de sucção vai operar por 24 horas ininterruptas com os serviços de dragagem, garantindo principalmente a segurança das entradas e saídas de navios maiores (Foto: Divulgação/Van Oord)

Região Sul

Parceria viabiliza retomada da dragagem de manutenção em Itajaí

11 de novembro de 2024 às 4:00
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Acordo entre Portonave, SPI e autoridades portuárias assegura profundidade de 14 metros para melhorar operações no complexo de Itajaí e Navegantes

A dragagem de manutenção no canal do Itajaí-Açu, que dá acesso aos complexos portuários de Itajaí e Navegantes, foi retomada na última sexta-feira, 8 de novembro, após três meses de serviços paralisados.

Um novo acordo referente ao pagamento para a dragagem foi firmado em Brasília entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) e a Portonave, companhia que administra o terminal de contêineres de Navegantes, e a empresa Van Oord.

A proposta, realizada pela Portonave, prevê que a companhia realize o pagamento de parcelas pelo custo da dragagem de manutenção. O terminal privado se comprometeu a fazer os pagamentos referentes aos meses de novembro, dezembro, e de janeiro e fevereiro de 2025.

Em troca, haverá o abatimento de taxas por atracação de navios que são pagas à Autoridade Portuária de Itajaí, através da Tabela 1 (utilização da infraestrutura de proteção e acesso aquaviário). O acordo vai acontecer ao longo de 12 meses, já a partir de março do ano que vem, garantindo a dragagem até o início de 2026.

Os valores que vão passar a ser pagos pela Portonave foram acordados em confidencialidade e não foram divulgados.

Os serviços de dragagem de manutenção foram interrompidos no mês de agosto. A empresa suspendeu os trabalhos em razão de um débito no valor de R$ 35 milhões da Autoridade Portuária. Desde a paralisação, as autoridades competentes buscavam uma solução rápida e eficaz que pudesse continuar com os serviços sem prejudicar as operações portuárias.

A partir do acordo, a empresa Van Oord vai utilizar equipamentos atuais e que estão disponíveis nas proximidades do canal Itajaí-Açu. Na sequência, a empresa holandesa vai dispor de uma draga de sucção do tipo Hopper, que permite a retirada de sedimentos e trabalha para manter a profundidade de 14 metros para a melhor navegabilidade pelo rio Itajaí-Açu.

A retomada da dragagem é aguardada pela controladora da Portonave, a Terminal Investment Limited, TiL, que tem se empenhado em contribuir e ampliar a infraestrutura portuária no Brasil.

“A questão da dragagem e o aprofundamento do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes são primordiais e de responsabilidade da autoridade portuária, que não vinha fazendo sua parte. Esperamos que agora a situação se normalize e possa dar tranquilidade para todos os players envolvidos com os portos”, comentou Patricio Júnior, diretor de Investimentos da TiL e presidente do Conselho de Administração da Portonave.

De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, os serviços serão realizados pela draga Njord, que injeta potentes jatos de água no fundo do rio, fazendo com que sedimentos sejam eliminados junto com a correnteza. As etapas de dragagem de manutenção permanentemente serão realizadas ao longo do canal de acesso – áreas a montante e jusante – do Rio Itajaí Açu e também nas áreas das Bacias de Evolução I (em frente aos portos de Itajaí e Navegantes) e II (Baía Afonso Wippel – Saco da Fazenda).

Draga

Para esta semana, é esperada a chegada de equipamentos de grande porte, podendo ser a draga Utrecht ou a HAM 316, fabricadas na Holanda, com capacidade de cisternas (armazenamentos) de cargas de até 18 mil metros cúbicos de sedimentos.

De acordo com a SPI, ao chegar ao complexo, a draga de sucção vai operar por 24 horas horas ininterruptas com os serviços de dragagem, garantindo principalmente a segurança das entradas e saídas de navios maiores, recuperando a profundidade do canal para até 14 metros.

“Importante agradecer expressamente o apoio da Secretaria Nacional de Portos, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Antaq, e principalmente agradecer o Terminal Portuário de Navegantes, a Portonave, já que esta, concordou em realizar um adiantamento tarifário, permitindo e auxiliando assim a finalização das discussões. Ainda em relação a Portonave, digo ainda que isso reforça a parceria que ela vem tendo com o porto de Itajaí ao longo dos últimos anos”, disse Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

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