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O sistema, conhecido como Onshore Power Supply (OPS), foi viabilizado em parceria com o Sindiporto e as cinco empresas que atuam com rebocadores no Porto de Santos (Foto: Cássio Lyra/BE News)

Região Sudeste

Porto de Santos inaugura posto de eletrificação de rebocadores

15 de novembro de 2024 às 11:32
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Localizado na margem direita, sistema vai abastecer até três embarcações simultaneamente

A Autoridade Portuária de Santos (APS) inaugurou na quinta-feira (14) o novo sistema de fornecimento de energia de terra que será aplicado para os rebocadores que atuam no maior complexo portuário do país. O posto eletrificado, instalado no cais de Outeirinhos, na margem direita, dá início ao plano de descarbonização do Porto de Santos (SP).

O sistema, conhecido como Onshore Power Supply (OPS), foi viabilizado em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Apoio Portuário (Sindiporto) e as cinco empresas que atuam com rebocadores em Santos: Wilson Sons; Sul Norte; Camorim; Saam Towage e Svitzer.

O posto eletrificado permite abastecer com energia limpa três rebocadores de forma simultânea – o Porto de Santos possui uma frota de 21 rebocadores. A energia é fornecida pela Usina Hidrelétrica de Itatinga, que abastece a Autoridade Portuária e outros terminais.

Quando estiverem acostados, aguardando para serviços de manobras de navios, as embarcações poderão manter o funcionamento de sistemas de refrigeração e demais equipamentos, sem consumir combustível fóssil, assim reduzindo a quantidade de emissões de carbono.

“Com a eletrificação do cais deixaremos de emitir 8,4 toneladas de dióxido de carbono todos os dias, isso considerando apenas os três rebocadores conectados. 165 quilos de óxido de nitrogênio e 21 quilos de dióxido de enxofre. Isso é um ato simbólico e representa o início de um programa muito mais amplo. Hoje, não se organiza nenhuma infraestrutura do mundo, dessa importância, sem que haja uma integração do porto com as cidades, e respeito ao ESG, principalmente na pauta de descarbonização”, comentou o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini.

O Porto de Santos é a primeira Companhia Docas do Brasil a contar com um posto eletrificado, que foi denominado de Sistema de Fornecimento de Energia Elétrica de Terra para Rebocadores pela companhia que administra o cais santista. A instalação das tomadas teve custo de R$ 100 mil custeados pelas empresas que operam rebocadores.

De acordo com o presidente do Sindiporto, trata-se de uma grande mudança das operações das embarcações que atuam em Santos.

“Os rebocadores ficam dois terços do tempo aguardando ordens para novos trabalhos e manobras de navios. Eles usavam geradores movidos a óleo diesel para gerar energia, usados para movimentação de bombas, iluminação, ar-condicionado. Com a nova tecnologia, a gente consegue economizar 15% de todo esse óleo diesel consumido, deixando de usar os geradores quando os rebocadores estão parados aguardando novas ordens”, disse Marcio Castro, que também é diretor-executivo da Divisão de Rebocadores da Wilson Sons.

Futuro

De acordo com o presidente do Porto de Santos, há um plano macro para que mais áreas de cais possuam postos eletrificados para atender mais rebocadores e, num futuro mais distante, outros tipos de embarcações.

“Temos um programa de descarbonização do Porto de Santos, capitaneado por técnicos profissionais, que estudam há muitos anos o que o mundo vem fazendo em relação ao tema. O porto precisa se destacar pela boa capacidade de movimentação de cargas, mas também pelas boas ações para descarbonização e principalmente para preservação do meio ambiente. A ideia é que tenhamos, em um futuro próximo, todo o cais preparado para que nossos navios e rebocadores utilizem energia 100% limpa”, comentou Pomini.

Pomini disse que a APS espera que navios de cruzeiro também sejam incluídos no programa de eletrificação enquanto estiverem atracados.

Os rebocadores estão entre as embarcações que mais emitem gases de efeito estufa no setor portuário. Segundo o presidente do Sindiporto, a eletrificação se configura como uma das ações imediatas para o segmento.

“Todos os operadores de rebocadores buscam a todo momento reduzir suas emissões. Novas ações estão sendo feitas, novos projetos vão trazer maior eficiência para operações, entre outras iniciativas que estão sendo focadas”, explicou.

Segundo o gerente de Utilidades da Autoridade Portuária, Rafael Apolinário, o plano é que mais cinco eletropostos para atender rebocadores sejam instalados no Porto de Santos até o final do ano que vem.

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TAGS descarbonização emissões PORTO DE SANTOS posto eletrificado Rebocadores