Novas embarcações serão utilizadas no transporte hidroviário de minérios de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai. Foto: Divulgação
Região Norte
Governo vai anunciar R$ 4 bi para logística no Pará
Projetos envolvem modais hidroviários e portuários e construção 400 balsas e empurradores
O ministro Silvio Costa Filho anuncia, nesta quinta-feira (21), empreendimentos para elevar a eficiência logística do Brasil. Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, o titular da pasta de Portos e Aeroportos detalhará os projetos dos modais hidroviários e portuários que vão interligar o país com nações da América do Sul. Entre os projetos está a construção de 400 balsas e 15 empurradores para o transporte hidroviário de minérios de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai.
O empreendimento, que vai gerar mais de 10 mil empregos, garantirá, segundo o governo, a ampliação do escoamento da logística de minérios que são extraídos em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e carregados em barcaças pelas hidrovias, atravessando mais de 2.500 quilômetros pelo rio Paraguai até chegar ao terminal marítimo de Nova Palmira, no Uruguai.
As embarcações serão construídas e entregues pela LHG Logística nos próximos quatro anos. A frota ficará comportada em seis estaleiros nacionais, localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. O projeto será financiado pelo Fundo da Maria Mercante (FMM).
Na área portuária, serão assinados contratos para investimentos nos Portos de Santarém e Vila do Conde, ambos localizados no Pará. As obras vão garantir a modernização dos terminais, contribuindo para melhoria da segurança das operações. Os anúncios serão realizados às 10h no estaleiro Rio Maguari, em Icoaraci – Belém.