Silvio Costa Filho, participou nesta sexta-feira (22) do lançamento da pedra fundamental do novo terminal de contêineres do Porto de Suape (PE). Foto: Divulgação/MPor
Região Nordeste
Porto de Suape: novo terminal recebe investimento de R$ 1,6 bi
Novo ativo da APM Terminals deverá iniciar as atividades no segundo semestre de 2026
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta sexta-feira (22) do lançamento da pedra fundamental do novo terminal de contêineres do Porto de Suape (PE). O projeto, que contará com um investimento inicial de R$ 1,6 bilhão da APM Terminals, tem como objetivo impulsionar a infraestrutura local, ampliar a competitividade do estado no comércio exterior e promover o desenvolvimento econômico da região.
As operações estão previstas para serem inauguradas no segundo semestre de 2026. A nova instalação portuária terá foco tanto na navegação de longo curso quanto na cabotagem, que envolve o transporte de cargas entre os portos brasileiros. A APM Terminals está atualmente concluindo a seleção das empresas responsáveis pela construção do cais, pátio e demais estruturas do empreendimento.
“Com essa nova operação, vamos ampliar em mais de 55% a capacidade de operações de contêineres no porto. Isso será fundamental para globalizar Suape cada vez mais com o mercado internacional, com o mercado americano e com o mercado europeu”, disse o ministro.
O empreendimento será o primeiro da América Latina a operar de forma 100% eletrificada
Transnordestina
O representante da pasta de Portos e Aeroportos detalhou as ações do Governo Federal para promover o desenvolvimento econômico da região por meio das operações portuárias. Costa Filho anunciou que, no próximo ano, será iniciada a licitação para a Transnordestina no trecho da ferrovia que ligará o município de Salgueiro (PE) ao Porto de Suape.
“Essas obras estruturantes serão fundamentais para o futuro do Porto aqui em Pernambuco”, afirmou. “Infelizmente, Suape perdeu, nos últimos anos, para o Porto de Pecém (CE), para o Porto de Itaqui (MA), para o Porto de Santos (SP) e outros portos no Brasil. A gente precisa retomar o protagonismo de Suape no mercado brasileiro e internacional, e é isso que temos trabalhado”, completou.