O contrato com a Petrobras é o primeiro passo da estratégia do Porto do Açu, em São João da Barra, para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil. Foto: Divulgação/Petrobras
Região Sudeste
Porto do Açu recebe plataforma para desmantelamento sustentável
Contrato firmado com a Petrobras disponibiliza o cais, oferece limpeza de cascos e destinação de resíduos
A plataforma P-26, da Petrobras, chegou neste mês de novembro ao Porto do Açu, terminal privado em São João da Barra (RJ), para iniciar seu processo de desmantelamento sustentável. Esta embarcação é a segunda de três unidades da operadora que ficarão atracadas no terminal para execução de contrato de acostagem e serviços.
A P-26 passará por limpeza de casco, reparos nos sistemas navais, dentre outros serviços. Além dessa embarcação, o Porto de Açu abriga a plataforma P-33 desde fevereiro deste ano. Conforme o contrato, as unidades poderão permanecer no terminal privado por até três anos.
O acostamento das plataformas reduz a exposição ao risco dos trabalhadores e atividades offshore, além de eliminar a logística associada à manutenção da plataforma na locação, composta pelos transportes aéreos e marítimos, consumo de combustível para geração de energia, entre outras atividades.
O contrato com a Petrobras é o primeiro passo da estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil, o que inclui as atividades de acostamento temporário, pré-desmantelamento e desmantelamento de plataformas.
O contrato firmado prevê, entre outros serviços, a disponibilidade de cais para as embarcações, limpeza de casco e destinação de resíduos e efluentes.