Ao final da programação do GBM Day ocorreu uma cerimônia de premiação na qual foram destacados os principais terminais do Porto de Santos nas áreas de eficiência e inovação (Foto: Divulgação/Thiago Cunha)
Região Sudeste
Evento discute inovações no Porto de Santos e premia ações de terminais
O GBM Day 2024 reuniu especialistas da área nos processos de logística do setor
Soluções inovadoras, uso de inteligência artificial e as melhores tecnologias a serem usadas no setor portuário foram discutidos durante o GBM Day 2024, que foi realizado em Santos, no litoral de São Paulo, na terça-feira (26). O evento reuniu especialistas da área de inovação nos processos de logística e infraestrutura.
Ao final da programação, realizada no Hotel Sheraton, ocorreu uma cerimônia de premiação na qual foram destacados os principais terminais do Porto de Santos no segmento de eficiência e inovação.
O CEO da GBM, Guilherme Macário abriu o evento comentando sobre o uso da inteligência artificial aplicada ao aumento de performance. Em sua apresentação, o executivo atualizou os convidados presentes em relação a dados no Porto de Santos e a influência da IA como fator ponderante para o crescimento.
Representando o complexo santista, o gerente de Planejamento Logístico e Inovação da Autoridade Portuária de Santos, Ricardo Maeshiro, destacou a importância da inteligência artificial na otimização de processos e na integração entre portos e startups tecnológicas.
A programação contou, também, com apresentações de Daniel Ferreira, gerente de dados da MRS, que demonstrou de que maneira o uso de I.A. vem revolucionando as operações ferroviárias. Edison Citelli, diretor de operações da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), comentou sobre os avanços da concessionária e a atualização das obras de contrapartida no complexo santista.
Ainda participaram do evento Gil Giardelli, especialista em inovação, Tiago Nunes, gerente de planejamento da Fips, e Vinicius Rosete, gerente-geral de operações do TEG/TEAG.
Confira os vencedores:
Destaque na Segurança
1º Copersucar / Cutrale / TEG
2º T- Grão
3º ADM
Regularidade Operacional
1º) CLI
2º) T 39
3º) TGG
Estabilidade Operacional
1º) Cutrale
2º) T39
3º) T-Grão
Aumento da Produtividade
1º) TES
2º) T39
3º) ADM
Aumento de Volume Operacional
1º) CLI
2º) Copersucar
3º) T-Grão