A parte inicial da outorga envolve a construção de trilhos entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), e a segunda etapa prevê a extensão da linha até o Porto do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Governo abre consulta para concessão da Ferrovia Vitória-Rio
Projeto inclui construção de trilhos na região Sudeste e integração com portos estratégicos do país
O Ministério dos Transportes informou na segunda-feira (23) a abertura de Audiência Pública para o recebimento de contribuições sobre o edital de concessão da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). As sugestões poderão ser enviadas por meio do site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre os dias 30 de dezembro deste ano e 12 de fevereiro de 2025.
Com uma extensão total de 575 km, a ferrovia EF-118 tem como objetivo conectar os municípios de Nova Iguaçu (RJ) e Santa Leopoldina (ES), promovendo a integração da malha ferroviária no Sudeste e facilitando o acesso a importantes terminais portuários.
Serão realizadas três sessões públicas para debate. A primeira, em Brasília (DF), ocorrerá de forma híbrida no dia 20 de janeiro, com transmissão pelo canal oficial do Ministério dos Transportes no YouTube. As outras duas sessões serão presenciais, em Vitória (ES) no dia 22 de janeiro, e no Rio de Janeiro no dia 24 de janeiro, com horários e locais ainda a serem divulgados pela pasta.
A parte inicial da outorga envolve a construção de trilhos entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), com investimentos de R$ 2,5 bilhões. A segunda etapa do projeto prevê a extensão da linha até o Porto do Rio de Janeiro. A ferrovia poderá ser usada para o transporte de minério de ferro, fertilizantes, produtos siderúrgicos, combustíveis, entre outros.
Um trecho de 80 km no estado do Espírito Santo será construído pela Vale, como parte de um acordo relacionado à prorrogação de sua concessão. Já as outras áreas serão objeto de novas concessões.
O secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Cezar Ribeiro, detalhou que o edital faz parte do Plano Nacional de Ferrovias e destacou as expectativas com a tomada de subsídios do mercado e do setor produtivo interessado.
“O Governo Federal fará aporte de recursos para aumentar a taxa interna de retorno do projeto, a fim de atrair o investimento privado no empreendimento. A experiência internacional ensina que essa é uma boa prática para viabilizar projetos de infraestrutura sustentável”, afirmou Ribeiro.