O Porto do Rio de Janeiro receberá nove navios em jornadas pela costa e 35 em viagens de longo curso durante a temporada, que vai do próximo dia 28 a 17 de abril de 2023 (crédito Juliana Toledo/CDRJ)
Região Sudeste
CDRJ investe em dragagem para receber cruzeiros no Rio
Gestor do terminal internacional, Píer Mauá aguarda o desembarque de 500 mil turistas brasileiros e estrangeiros a partir de 28 de outubro
É esperado o desembarque de 500 mil pessoas na Temporada de Cruzeiros Marítimos 2022/2023, no Porto do Rio de Janeiro (RJ). Para atender à demanda, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) está investindo R$ 8,5 milhões na dragagem de manutenção do canal de acesso e em reparos em todo o cais do terminal de passageiros.
A Companhia Docas vai custear todos os investimentos e já executou a manutenção das defensas e a substituição dos cabeços de amarração danificados nos berços de atracação do Terminal Internacional de Cruzeiros.
Segundo a CDRJ, a dragagem de manutenção, que garantirá um calado operacional adequado aos navios de passageiros em toda a extensão do cais, iniciará no próximo dia 5 de outubro e tem previsão de término no dia 27, véspera do início da temporada de transatlânticos.
Os levantamentos hidrográficos e de batimetria foram realizados pelo Píer Mauá, gestor do Terminal Internacional de Cruzeiros, e serviram de base para a licitação e contratação da dragagem pela Autoridade Portuária. Já o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) colaborou desenvolvendo a Composição de Preços Unitária (CPU), necessária para a realização do projeto.
Temporada de Cruzeiros 2022/23
A Temporada de Cruzeiros Marítimos será realizada de 28 de outubro deste ano a 17 de abril de 2023 e o Píer Mauá aguarda a chegada de 500 mil cruzeiristas no período, no Porto do Rio de Janeiro.
O presidente da Cruise Lines International Association Brasil (CLIA Brasil), Marco Ferraz, aposta em forte retomada após a suspensão dos cruzeiros na temporada 2021/2022 por causa da pandemia de Covid-19. “Agora, temos uma temporada de grande recuperação e retorno para a curva ascendente na qual estávamos, com nove navios de cabotagem, que embarcarão milhares de brasileiros, e 35 de longo curso que não vinham para cá desde a temporada 19/20 e que vão trazer estrangeiros para o nosso País. Comemoramos esse momento sempre reforçando que a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas, a proteção do meio ambiente e o compliance serão prioridade para a nossa indústria”, ressaltou Marco.
O diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, espera que a temporada “seja um sucesso e atinja níveis ainda mais elevados de satisfação dos passageiros dos transatlânticos que passarão pelo Porto do Rio de Janeiro”.
Já o responsável pela operação marítima do Píer Mauá, Marcello Chagas, destacou as obras de pavimentação no cais da Gamboa. “Uma intervenção que trará mais segurança e conforto aos cruzeiristas. Isso porque, quando o número de navios simultâneos supera a capacidade de atracação do nosso cais, é necessário utilizarmos também o cais público”, explicou.