domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O consultor para o Porto de Antuérpia e Bruges, Joachim Verheyen, apresentou iniciativas de desenvolvimento sustentável do segundo maior complexo portuário da Europa em webinar (Reprodução)

Região Sudeste

Antuérpia quer se tornar o maior porto sustentável de contêineres da Europa

13 de outubro de 2022 às 9:30
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Em webinar no evento Diálogos da Cultura Oceânica, consultor apresentou ações implementadas no complexo belga

Principal complexo portuário da Bélgica e segundo maior da Europa, atrás apenas de Roterdã (Holanda), o Porto de Antuérpia e Bruges investe para se tornar o maior hub europeu de contêineres em até três anos. Para isso, investe na construção de um novo armazém e em soluções tecnológicas inovadoras sustentáveis, com foco em descarbonização.

O consultor para o Porto de Antuérpia e Bruges, Joachim Verheyen, responsável pelo serviço de consultoria e gestão para autoridades portuárias em todo o mundo, apresentou as iniciativas de desenvolvimento com foco em sustentabilidade durante o webinar “O papel do setor portuário no Desenvolvimento Sustentável do Oceano”, do evento híbrido internacional Diálogos da Cultura Oceânica, na terça-feira.

O encontro, que acontece presencialmente em Santos (SP) até amanhã, é organizado pelos programas Cultura Oceânica para Todos, da Unesco; Maré de Ciência, da Unifesp; e pela prefeitura municipal.

Verheyen ressaltou que as operações e novas iniciativas do porto belga são realizadas no âmbito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, inclusive o maior empreendimento já em andamento. Segundo ele, uma das principais metas é atingir a capacidade máxima de operação e gestão de contêineres em dois ou três anos.

“Estamos contratando um novo armazém, que será o maior da Europa, e trabalhando com as tecnologias de mais baixa emissão que existem no mundo para que esse armazém seja o mais verde e ecológico de toda a Europa”, afirmou. “Focamos nosso porto como uma alavanca para um futuro sustentável”.

Ele também destacou que o porto conta um hub de inovação, reunindo startups que estão desenvolvendo tecnologias verdes. “Essas startups e aceleradoras estão começando a fazer testes para as novas inovações que nós queremos utilizar com fins sustentáveis”, explicou, apresentando, como exemplo, a imagem do drone que a Autoridade Portuária está utilizando para detectar vazamentos de óleo.

Outra iniciativa apresentada pelo consultor tem por objetivo mitigar os impactos das operações portuárias sobre as comunidades do entorno e na cidade como um todo. “Temos uma cobertura plástica que nós utilizamos para revirar e retirar plástico do rio e assegurar que esse plástico não entre na cidade de Antuérpia”, comentou.

Verheyen salientou que todas as ações são realizadas em conjunto com outros atores da cadeia produtiva do setor, como as indústrias, por exemplo. “Formamos diversas parcerias com os diversos usuários do porto para assegurar que possamos, de verdade, tornar o nosso porto um dos mais sustentáveis do mundo”, afirmou.

Compartilhe:
TAGS