Ilson Hulle foi o expositor do painel “Sudeste: A nova Codesa: o futuro pós-desestatização” (Crédito: Saulo Cruz/Brasil Export)
Brasil Export
Hulle se diz surpreso com número de interessados em investir em Vitória
Novo diretor-presidente da Codesa falou sobre adequações, obrigações e relação com arrendatários nesta nova fase da gestão privada
O novo diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Ilson Hulle, afirmou que está surpreso com a “quantidade de interessados em investir no Porto de Vitória”. A grande procura foi observada nos últimos 30 dias, segundo ele. Hulle contou a primeira novidade sobre a Docas capixaba desde a consolidação de sua privatização em setembro, durante painel do fórum Brasil Export, realizado na tarde do último dia 19, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF).
Hulle foi o expositor do painel “Sudeste: A nova Codesa: o futuro pós-desestatização”, que abordou temas como o processo de transição, a primeira autoridade portuária desestatizada do País, estrutura e novos setores e os próximos passos da administração.
Conforme o contrato, a nova gestora, a Quadra Capital, tem prazo de seis meses, estipulado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para fazer as adequações necessárias de gestão e em relação aos contratos de arrendamentos. Mas o diretor-presidente aposta que a transição será tranquila. “O prazo é curto. A gente tem seis meses para adaptar um contrato que estava estabelecido com o Ministério da Infraestrutura e trazê-lo para o âmbito privado. Eu não estou sentindo que isso vai ser algo super polêmico porque a condição de Vitória é mais tranquila que outros projetos”, afirmou.
Hulle afirmou que a administração já está em contato com os arrendatários para discutir sobre exploração de áreas e prazos. “A gente já abre uma oportunidade para o atual arrendatário querer colocar um projeto de exploração de uma nova área no porto ou de extensão de prazos, por exemplo. Essa interlocução com os arrendatários já começou”.
Vale lembrar, que a Quadra Capital, além do controle acionário da Docas capixaba, também é concessionária dos portos de Vitória e Barra do Riacho.
“O volume de interessados no Porto de Vitória, nos últimos 30 dias, é surpreendente. A gente imagina, projetando para frente, eventuais negócios que vão acontecer”, destacou Hulle.
O painel contou com a apresentação do presidente do Conselho do Sudeste Export e sócio da Sammarco Advogados, Marcelo Sammarco, e moderação do diretor de Redação do BE News, Leopoldo Figueiredo.
O último encontro do ano do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística de Infraestrutura Portuária é uma realização da Una Marketing de Eventos e ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês. O evento foi transmitido online pelo portal BE News, com flashes na Bandnews e no canal Agro+.