Silveira (PSD-MG) não se reelegeu para uma vaga no Senado nas eleições deste ano (Agência Senado)
Nacional
Senador de Minas é cotado para assumir Minfra
Alexandre Silveira já foi diretor-geral do Dnit e apoiou a candidatura do presidente eleito Lula em Minas Gerais
O Ministério da Infraestrutura pode ficar com um político da base de apoio do PT, no futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ontem, começou a circular o nome do senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que não se reelegeu nessas eleições, é próximo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e, nos últimos meses, reforçou a coordenação da campanha de Lula no estado, buscando o apoio de prefeitos de cidades do interior. Há a expectativa de que o PSD terá um ministério no futuro governo e Silveira, como secretário executivo nacional da sigla, seria uma escolha natural.
Silveira foi o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no primeiro governo do petista (2003-2006).
Comércio Exterior
O futuro ministério de Lula poderá contar com uma pasta exclusiva para Indústria, Comércio Exterior e Serviços – atualmente, esses setores foram incorporados ao Ministério da Economia. Se a medida se confirmar, o órgão deve ficar com o PSB do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Nesse caso, um dos cotados é Márcio França, ex-vice-governador na última gestão de Alckmin em São Paulo (2015-2018) e que se candidatou ao Senado nessas eleições, mas não conseguiu a vaga.
França também foi prefeito de São Vicente (SP), acompanhando os desafios do Porto de Santos (localizado na cidade vizinha).