domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Caso sejam aprovados pela Comissão de Infraestrutura, os indicados ainda deverão passar pela aprovação do Plenário do Senado (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Nacional

Comissão de Infraestrutura sabatina indicados para Antaq e ANTT hoje

Atualizado em: 23 de novembro de 2022 às 10:20
Tales Silveira Enviar e-mail para o Autor

Ao todo, são três indicações à Agência Nacional de Transportes Aquaviários e dois à Agência de Transportes Terrestres

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado marcou para hoje (23), às 9 horas, as sabatinas de autoridades indicadas para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e para a Agência de Transportes Terrestres (ANTT). 

As votações foram agendadas somente na noite de segunda-feira (21). Contudo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia informado que seria realizado um esforço concentrado, ou seja, quando os parlamentares reúnem várias votações em um curto período, geralmente em um ou dois dias, para votação de autoridades. 

Conforme noticiou o BE News, as indicações, que aconteceram na primeira semana deste mês, serão as últimas do governo do atual presidente, Jair Bolsonaro, e não deverão sofrer resistências por parte da equipe de transição do Governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, que já sinalizou que não “há problemas” com as indicações.  

Após a sabatina e consequente aprovação das indicações na comissão, os nomes seguirão para o plenário da Casa, que deve examinar no mesmo dia os nomes para os postos. 

 Indicados e relatores

Para o cargo de diretor da Antaq, a comissão avaliará o nome de Wilson Pereira de Lima Filho, indicado à vaga decorrente do término do mandato de Adalberto Tokarski. Também são indicados a cargos de direção, Alber Furtado de Vasconcelos Neto, com relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), e Caio César Farias Leôncio, com relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Os três se juntarão ao diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e à diretora da agência, Flávia Takafashi. Vale lembrar que o número de cadeiras aumentou recentemente, após a aprovação da Medida Provisória (MP) 1120/22, que altera a estrutura administrativa da agência, ampliando de três para cinco o número de membros da diretoria colegiada e cria seis cargos de assessor para dar apoio às novas diretorias.

Para a diretoria da ANTT, será avaliado o nome de Lucas Asfor Rocha Lima (MSF 81/2022), que irá suceder Davi Ferreira Gomes Barreto, após o término do seu mandato. O relator é o senador Jayme Campos (União-MT). 

Também é indicado o atual secretário de Transportes Terrestres, do Ministério da Infraestrutura, Felipe Fernandes Queiroz, que sucederá Fábio Rogério Carvalho. O relator da indicação é o senador Paulo Rocha (PT-PA).

Compartilhe:
TAGS