domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A obra de aprofundamento deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2023. Foto: Divulgação

Região Nordeste

Dragagem do Porto de Cabedelo supera 11% de execução 

Atualizado em: 28 de novembro de 2022 às 12:52
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

A obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo (PA) superou a marca dos 11% de execução. Iniciada em 15 de outubro, o serviço é realizado por três embarcações: Draga Kenford, Draga Omvac Diez e o Rebocador Topa Tudo Angra.

Após a conclusão dos trabalhos, navios de até 55 mil toneladas poderão atracar no complexo paraibano, o que possibilitará aumentar em até 57% a movimentação do volume de cargas. 

Em relação às novas medidas, o canal de acesso passará a ter 11 metros, frente aos 9,14 metros atuais; e a bacia de manobra (área de manobra dos navios no interior do complexo) terá 300 metros de largura. A previsão, de acordo com o setor de Engenharia da Companhia Docas da Paraíba, é que tudo esteja pronto ainda no primeiro semestre de 2023.

Para a obra sair do papel foi preciso um investimento de R$ 95 milhões, feito em recursos próprios do Governo da Paraíba. A assinatura dos contratos aconteceu em março, com o governador João Azevêdo. Em maio, foi iniciada a fase de projetos e, em outubro, a primeira draga chegou ao complexo para começar a etapa executiva da dragagem. Neste mês, no dia 7, foi a vez da draga Omvac Diez passar a integrar o serviço. 

“Estamos realizando um sonho antigo, escrevendo um capítulo na história do Porto e deixando um legado para a logística e economia paraibana. Mas, apesar de tudo isso, nosso olhar sempre está na geração de emprego e renda que tudo isso vai proporcionar, graças ao aumento da movimentação. É um momento excepcional para o Porto”, comemorou Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o complexo. 

A empresa responsável pela execução é a DTA Engenharia LTDA, que venceu a licitação, realizada em 7 de março deste ano.

A dragagem é uma das principais obras de investimento em execução no complexo e as estimativas apontadas para o novo cenário operacional incluem novos empregos, que podem chegar a mais de 670 vagas. 

CRESCIMENTO

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da dragagem estimou um crescimento de 10% ao ano até 2031, o que representa um montante de R$ 1,6 milhão/ano.

Hoje, o Porto de Cabedelo recebe navios com até 210 metros de comprimento e 40 metros de largura, mas com limitação de tonelagem: até 35 mil toneladas embarcadas, o que muda com as novas profundidades e a permissão de atracação de embarcações carregadas com mais de 50 mil toneladas de cargas.

Esse aumento resultará numa diminuição de custos logísticos, ampliará a movimentação operacional de cargas já consolidadas e apresentará o porto paraibano com mais viabilidade para receber novas cargas de insumos e produtos, como arroz, cevada, cargas conteinerizadas e veículos.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS