A equipe que irá trabalhar no escritório do Agro.BR foi apresentada aos presidentes dos sindicatos rurais e aos empresários da agropecuária. Crédito: Divulgação/CNA
Região Nordeste
Faec, CNA e Apex-Brasil se unem para aumentar exportações do agro cearense
Objetivo é crescer em 20% os embarques, promovendo a qualificação dos pequenos e médios produtores do Estado
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai instalar em Fortaleza (CE) um escritório do Agro.BR, projeto criado pelo órgão em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil). A ideia é auxiliar empreendedores rurais do Estado que têm potencial para exportação, mas ainda não realizam a operação.
No último dia 21, a equipe que irá trabalhar no escritório foi apresentada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, aos presidentes dos sindicatos rurais e aos empresários da agropecuária. O encontro foi no auditório da Faec, no bairro Jardim América, em Fortaleza.
Em sua fala, Silveira destacou que a pretensão é elevar em 20% as exportações da agropecuária cearense e que, para isso, é importante promover a qualificação dos pequenos e médios produtores junto à Faec, à CNA e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Hoje, praticamente, só os grandes exportam”, disse.
Ele explicou aos presentes como o Agro.BR irá operar no Estado, anunciou as metas do programa e os planos para auxiliar empreendedores rurais com potencial de exportação.
Segundo Amílcar, além dos setores que já são tradicionais exportadores no Ceará, como o da fruticultura, será preciso agregar valor aos produtos de outros segmentos do agro cearense, entre eles o mel.
“Hoje, por exemplo, o mel cearense de abelha é beneficiado em outros estados de onde é exportado para o estrangeiro. Queremos que as exportações do nosso mel saiam pelo Ceará, e para isso será necessário agregar valor a ele aqui mesmo”, explicou.
Amanda de Almeida Lopes, consultora do escritório do Agro.BR no Ceará, informou que o programa atuará não só na capacitação dos produtores, mas também na promoção comercial de seus produtos no mercado internacional.
“Promoveremos capacitação individual e coletiva para fazer com que o produtor, de qualquer porte, se adeque, da melhor maneira possível, às exigências do mercado externo. O nosso objetivo é fazer com que se reduzam os riscos desse produtor nas negociações com os importadores estrangeiros”, disse a consultora.
O coordenador de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, também destacou o foco do programa na comercialização.
“Durante a primeira etapa do programa já atendemos a mais de mil produtores brasileiros com planos de exportação e inclusão em rodadas de negócios. Queremos que o produtor esteja bem preparado para ingressar no mercado externo”, ressaltou.
O PROGRAMA
O programa Agro.BR inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação, o que inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em feiras e rodadas de negócios e suporte em escritórios no exterior.
O Agro.BR tem escritórios também em Dubai, Singapura e China.