Hugo também é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Economia, mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divulgação
Região Nordeste
Hugo Figueiredo é o novo presidente do Porto do Pecém
Engenheiro tem perfil técnico e foi confirmado em Assembleia Geral realizada na manhã de ontem
O engenheiro Hugo Figueiredo é o novo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A), no Ceará. A aprovação do nome ocorreu na manhã de ontem (29), durante assembleia geral da companhia. Ele assume em 8 de dezembro e substitui Danilo Serpa, que estava no comando desde 2015.
Até então, Hugo presidia a Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Com perfil técnico, Figueiredo foi indicado formalmente pela atual governadora Izolda Cela (sem partido), mas, a sua nomeação foi definida após diálogo com o governador eleito Elmano de Freitas (PT).
Figueiredo é próximo também do ex-governador do estado e senador eleito Camilo Santana (PT), de quem já foi secretário de Planejamento no mandato de 2015 e 2017.
Hugo é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Economia, mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O novo comando do Cipp S/A já era alvo de especulações há alguns dias. A indicação parte do sócio majoritário, no caso o Estado do Ceará, porém o Porto de Roterdã, sócio holandês (joint venture), participou de todo o processo e acatou a decisão.
Nova diretoria
O Conselho de Administração elegeu ainda a sua nova diretoria sênior, que tomará posse também no dia 8. Entre os eleitos, estão a diretora vice-presidente financeira, advogada Rebeca Oliveira e o diretor-vice-presidente operacional, engenheiro de computação Fábio Grandchamp.
Para a Diretoria Executiva, foram reconduzidos a diretora-executiva comercial, administradora Duna Uribe; o diretor-executivo financeiro, o administrador Shoaib Naqshbandi; o diretor-executivo de operações, engenheiro civil Waldir Sampaio e o diretor-executivo de engenharia, engenheiro civil Fábio Abreu.
O CIPP S/A informou ainda que os atuais e novos executivos passarão por um período de transição técnica para a plena manutenção do planejamento estratégico geral e das negociações em curso na empresa.
“Reafirmamos o compromisso com nossos colaboradores e clientes para assim seguirmos contribuindo ativamente com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará”, diz um trecho da nota da Autoridade Portuária enviada à Imprensa.
O Porto do Pecém, atualmente, é o principal ativo para o desenvolvimento do Ceará, sobretudo pelos projetos vindouros que envolvem a produção de energias renováveis e o início das operações do hub de hidrogênio verde (H2V).
Lançado em fevereiro de 2021, o hub de H2V pretende transformar o território cearense em um grande fornecedor global deste tipo de combustível, gerando empregos, renda e contribuindo para o processo de descarbonização do planeta até 2050, objetivo em comum estipulado por países do mundo todo. A ideia é utilizar energia limpa em operações de grande porte, substituindo principalmente o carvão.
Desde então, já foram assinados 24 Memorandos de Entendimento com empresas que pretendem produzir hidrogênio verde e seus derivados no Complexo do Pecém.
Somente com a Fortescue, um dos projetos mais adiantados, o investimento chega a US$6 bilhões de dólares e 2.500 novos postos de trabalho.